Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

Após a passagem de um ciclone extratropical pela Serra Gaúcha entre a noite de segunda-feira (8) e a madrugada de terça (9), a Prefeitura de Garibaldi mobilizou suas equipes para atendimento de emergências. A atuação coordenada da Defesa Civil Municipal, Secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Segurança, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Voluntários, buscou minimizar os impactos do mau tempo no município.

Mesmo sob alerta laranja, que indica risco climático moderado para a região, os serviços municipais mantiveram prontidão. As ocorrências mais urgentes foram atendidas de forma imediata, incluindo a remoção de uma árvore que atingiu uma casa no bairro Chácaras e o isolamento da Rua Antônio Gregoletto, onde a fiação elétrica foi danificada.

Balanço das Ocorrências

O Corpo de Bombeiros Voluntários registrou, a partir das 18h30 de segunda-feira, um total de 15 chamados relacionados ao temporal. As ocorrências incluíram:

· Quedas de árvores sobre residências (2) e sobre a rede elétrica (4).
· Cortes de árvores nas rodovias RSC-453 e BR-470 (4).
· Quedas de árvores em vias públicas (3).
· Um princípio de incêndio na entrada de energia de uma casa.
· Um caso de trauma leve causado por uma porta.

Segundo o Comandante dos Bombeiros, Márcio Saldanha, não há ocorrências em atendimento no momento, mas a corporação permanece em alerta devido à previsão de novos temporais para o estado.

Impactos no Fornecimento de Energia

A queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica causou interrupção no fornecimento de energia em vários pontos da cidade. Na manhã desta terça-feira, bairros como Juventude, Chácaras, Guarani, Vale dos Pinheiros e parte da área central seguiam sem luz. Equipes da RGE atuam na região para restabelecer o serviço. Em casos de queda de fiação, a orientação é não se aproximar e acionar os bombeiros, que isolam a área para a atuação segura de técnicos especializados.

Relato de Moradora: “Foi um Grande Sustos”

No bairro Chácaras, uma árvore de médio porte atingiu uma residência, destruindo parte do telhado. A moradora Samanta da Rosa relatou que sua família, marido, sogros e filho pequeno, estavam em casa no momento da queda e passaram por um grande susto.

“Eles relataram que passaram por um grande susto no momento da queda”, disse ela, que não estava no local.

Os Bombeiros cobriram o local com uma lona para evitar danos maiores pela chuva e removeram os galhos. Felizmente, apenas danos materiais foram registrados.

Canais Oficiais para Emergências

A Administração Municipal reforça a importância de utilizar os canais oficiais em situações de risco:

· Defesa Civil de Garibaldi: (54) 3462-8192
· Corpo de Bombeiros: 193 | (54) 3462-1262 | (54) 9 9960-2205

A previsão do tempo continua instável para o Rio Grande do Sul. A população deve evitar transitar por áreas alagadas ou com risco de queda de árvores e ficar atenta aos comunicados oficiais.