O Hospital Virvi Ramos comemora hoje, 09 de março, 65 anos de atuação junto à comunidade regional. E o aniversário da instituição começou com a participação da Diretora-Executiva, Cleciane Doncatto Simsen, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
A convite do Vereador Juliano Valim (PSD), Cleciane ganhou 20 minutos da Tribuna livre para enfatizar as conquistas e evolução do Hospital Virvi Ramos ao longo de seus 65 anos de história, com destacada atuação na pandemia, onde atuou proativamente auxiliando o município na abertura de 49 leitos de internação clínica para o Hospital de Campanha e outros 13 leitos de UTI, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Hospital tem como diretriz o lema de seu fundador, Virvi Ramos, de fazer o bem. O pioneirismo sempre foi uma marca da nossa instituição, através da busca constante pela evolução, que pude acompanhar de perto, já que estou há 37 anos no hospital. Desde 2002 somos uma instituição filantrópica, que na pandemia, ampliou muito sua atuação junto ao SUS, com a abertura 49 leitos no Hospital de campanha e outras dezenas de leitos de UTI, além da oferta de diversos exames. E estamos em busca de recursos e habilitação de projetos para aumentarmos nossa atuação junto à população mais carente”.
Para se ter uma ideia, hoje o Hospital conta com 180 leitos, sendo 70% dedicados ao SUS. Dessa forma, realiza em média 4.800 atendimentos por mês pelo SUS, por meio consultas, exames e cirurgias, nas áreas de oftalmologia, auditiva, saúde mental, neurologia pediátrica e ortopedia infantil.
Além do Hospital Virvi Ramos, a filantrópica é mantenedora também do Centro de Saúde Clélia Manfro, que possui unidades auditiva, oftalmológica e de saúde mental e também da Faculdade Fátima, que oferta cursos de graduação, técnicos e de extensão, inclusive com bolsas de estudo de 50% e 100%. Além do discurso de Cleciane, também foi apresentado um vídeo aos participantes da sessão sobre a trajetória do Hospital Virvi Ramos. A vereadora Marisol Santos (PSDB), também fez um voto de congratulações pelos 65 anos da instituição hospitalar, comemorados hoje.
Acompanharam a diretora na Câmara, o Diretor Comercial do Virvi Ramos, Geraldo Freitas da Rocha e o Vice Presidente da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos (ACCVR), Nelson D’Arrigo, que assumiu este ano a titularidade da cadeira que Associação possui no Conselho da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Seu suplente é o atual Presidente da ACCVR, o médico Milton Bertelli.