A criação de uma barreira de pedras para obra da nova ponte na área da Garibaldina, divisa entre Bento Gonçalves e Garibaldi, tem deixado a população local preocupada. Por conta da fragilidade da antiga estrutura de madeira, a prefeitura de Bento, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), iniciou neste ano a construção de uma nova ponte.
A estrutura será feita em concreto, e, por isso, existe a necessidade de preparar o terreno. Este trabalho inicial tem causado desconfianças. De acordo com denúncias feitas pelos moradores, a barreira, semelhante a uma taipa, aparenta ter invadido o leito do riacho que por ali corre.
Buscando averiguar a situação, e saber se de fato a empresa responsável cometeu crime ambiental, a reportagem entrou em contato com a presidente adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer. De acordo com a gestora “Não foi invadido o leito do rio, a máquina está trabalhando lá na pista, fazendo o muro de contenção que deve ser feito. (…) Mas não foi invadido, talvez tenha caído alguma pedra, alguma coisa nesse sentido, mas não está desmoronando.”
Ainda segundo a diretora adjunta do instituto, um fiscal faz constantes visitas ao local para avaliar as obras.
Moradores também estão preocupados com a quantidade e a qualidade do ferro usado para construir a ponte. Segundo eles, o material não suportaria caminhões pesados. Além disso a altura da ponte com o leito do arroio oferece riscos em dias de muita chuva devido aos entulhos que descem pelo rio. Em contato com Secretário de Governo Henrique Núncio, fomos informados de que houve um recálculo dos ferros usados e de que não haverá problemas.
Além de ser uma rota turística a estrada também é usada como desvio por vários motoristas quando ocorrem acidentes ou bloqueios na BR-470 facilitando assim a ligação entre os dois Municípios.
Também não foi respondido pelas Prefeituras de Garibaldi e Bento Gonçalves uma questão importante: como uma prefeitura está fazendo obras no território da outra sem as devidas licenças ambientais e convênios estabelecidos por lei?