Opinião

Direitos DOS humanos

Foto: Internet - Edição: Fabiano Brasil
Foto: Internet - Edição: Fabiano Brasil

Quais são os direitos DOS humanos?

Abri o Jornal da Manhã da Jovem Pan Grande Porto Alegre da última sexta-feira, dia 23, dando a notícia que um policial civil em serviço, foi baleado na cabeça em uma ação contra o tráfico de drogas em Gravataí, e veio a perder a vida.

Fui recebendo detalhes da ocorrência em grupos de informações que nós jornalistas temos ligados a policiais e demais fontes, e lá pelas tantas, também fiquei sabendo que o autor dos tiros que mataram o policial de 39 anos, pai de quatros filhos, casado com uma mulher também policial e que estava na mesma operação, viu a morte do companheiro, era um velho conhecido das ocorrências policiais. Foram 14 desde 2013, incluindo prisões.

Pois bem. Minha pergunta: Os direitos humanos irão defender o assassino? Este assassino que teria utilizado uma criança como escudo no momento da ação da Policia Civil???

Ele, como ser humano, tem os mesmos direitos que eu tenho. Tem. E oportunidades, ele teve? Não sei se viveu em condições precárias, se os pais não lhe deram amor ou estrutura, eu reconheço que nossa infância, nossa adolescência nos traz ensinamentos e constrói o nosso caráter, mas será que realmente a única opção era o crime? Ou seria o mais fácil???

Por favor, eu não consigo conceber a ideia que uma pessoa acorde pela manhã com o objetivo de buscar o seu sustento roubando ou matando. Pra mim, é surreal imaginar que um homem ou mulher, levanta pela manhã e saí de casa com o objetivo único de roubar… A grande verdade é que somos uma sociedade falida??? É isso??? Eu quero acreditar que não. Somos uma sociedade amedrontada, e tenho certeza, somos maioria. As pessoas de bem estão aprisionadas dentro das grades de suas residências, trancafiados dentro dos seus carros com vidros escuros (e ainda assim com medo!) e saindo de suas casas pela manhã sem a certeza se voltaremos ou não pra casa, porque outro ser humano, com os mesmos direitos que eu, pode querer me assaltar, se ‘assustar’ e ‘sem querer’ me dar um tiro e tirar a minha vida. Este é o meu direito como ser humano? Viver com medo???

Eu não sou contra os ‘direitos humanos’, mas contra os critérios adotados para determinar quem será defendido pela entidade…

Na madrugada desta quarta-feira, um jovem de 24 anos foi assassinado na Zona Norte de Porto Alegre em uma ação com três marginais que tentavam roubar-lhe o seu carro. Não levaram o carro, atiraram, e tiraram a vida desta pessoa. E agora? Acabaram com uma vida. Voltaram pra casa, foram dormir e hoje vão acordar pra tornar a fazer a mesma coisa???

Presídios estão lotados com pessoas que cometeram delitos e que tem uma série de defensores dos seus direitos humanos dentro e fora da cadeia, entretanto eu pergunto, quem vai defender os direitos humanos do policial morto? Quem vai defender os direitos humanos do jovem de 24 anos assassinado nesta madrugada? Quem vai defender os meus direitos humanos ali na rua se eu for assaltado por uma ‘vítima da sociedade’??? Quem vai defender você que está lendo este artigo caso algo de ruim lhe aconteça proporcionado por um destes que são presos e liberados pelo Ministério Público logo em seguida???

Igualdade. Justiça. Coerência. É isso que eu prego aqui.

Eu reconheço que nosso sistema prisional é falho. As condições são desumanas, não existe ressocialização, e os governantes são os culpados por uma estrutura pífia, em um sistema totalmente errado que não vem certo há muitos anos, mas também não podemos nós ficarmos a mercê de pessoas que querem ganhar a vida roubando ou matando outras pessoas. O meu direito como humano é me trancar dentro de casa? É viver com medo? E o bandido, o assaltante, o assassino vive como? Ele livre sabendo que terá os seus direitos humanos garantidos e eu, que sou do bem, que trabalho todos os dias das 6h às 23h de forma honesta, vou viver sem os meus direitos humanos???

É isso???

Obviamente que não sou ninguém para dar solução aos problemas de toda uma nação, mas eu não tenho dúvidas de que o processo todo precisar ser reavaliado. É necessário um trabalho de base nas zonas de risco. Uma mudança de ideologia, de comportamento, de educação, de humanização…

E isso demora. Muito tempo. Mas precisa ser feito de forma urgente…

Entretanto, isso interessa?

O que é mais fácil, financiar um povo inteligente ou um povo frágil e de fácil ludibriação?

Quais são os direitos DOS humanos?

O que são e pra quem são os direitos humanos???