Na última semana ocorreu o lançamento da programação da Diocese de Caxias do Sul para o Ano Vocacional no Brasil, em sua terceira edição. O movimento tem o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. Além disso, são sete os objetivos específicos, os quais foram apresentados e explanados em coletiva de imprensa, na manhã de quinta-feira, 17 de novembro, no Seminário Maior São José, em Caxias.
O coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Marciano Guerra, fala sobre a importância da prática da vida cristã. Ele salienta que o jovem atualmente deseja ter experiências de diferentes formas em todos os lugares, e seguir na educação cristã.
“Penso que o âmbito sobretudo, são o âmbito das experiências. Nossos jovens hoje desejam fazer experiências fecundas. Por exemplo: se um jovem vai a uma comunidade de fé na igreja, em uma celebração, e ele não se sente identificado, seja pelo rito, pela música, pela acolhida, aquilo não vai fazer sentido para ele. Por isso, a importância de oferecer boas experiências aos nossos jovens através de encontros, de retiros, gincanas, caminhadas, de vivências que elas sejam significativas”.
O Ano Vocacional terá como tema: “Vocação: graça e missão”, e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, a partir da narrativa dos discípulos de Emaús. A Diocese de Caxias do Sul constituiu uma equipe para planejar e ajudar na execução das ações em âmbito local. O grupo é formado pela coordenação da Pastoral Vocacional, coordenação de Pastoral da Diocese e Assessoria de Comunicação, bem como dos representantes de congregações religiosas e dos institutos seculares, além da Pastoral da Educação.
Na perspectiva do chamado e acompanhamento vocacional, a primeira proposta é criar e apoiar os Grupos Vocacionais em todas as sete Regiões de Pastoral, atualmente existem os grupos em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e no Vicariato de Nova Prata. Enviar jovens para os Encontros Vocacionais para a vocação sacerdotal e consagrada, bem como intensificar a campanha do projeto “Vinde e Vede”, para jovens que já tenham finalizado o Ensino Médio e busquem discernimento vocacional.
Programação inicial das ações do Ano Vocacional na Diocese de Caxias do Sul
17 de novembro:
10h: Coletiva de Imprensa
20 de novembro:
17h: Encontro de formação e bate-papo, na Catholica Domus
19h: Missa de abertura, na Catedral Diocesana, presidida por Dom José Gislon
27 de novembro:
18h: Missa de abertura do jubileu centenário da primeira ordenação em Bento Gonçalves, no Santuário Santo Antônio
29 de novembro:
08h30min: Encontro de formação para os professores de Ensino Religioso, no Centro de Pastoral
03 de dezembro:
08h30min: Conselho Diocesano de Pastoral com a temática do Ano Vocacional
– Para 2023, há previsão de duas ordenações, uma presbiteral e outra diaconal
– Agosto: Mês das Vocações e Jornada Diocesana da Juventude
12 de outubro de 2023:
43º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas
14 de outubro de 2023:
7º Encontro Diocesano de Coroinhas