Comportamento

Diocese de Caxias do Sul lança a Campanha da Fraternidade de 2022 com o tema voltado à Educação

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM
Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM

Na manhã desta quarta-feira (2), a Diocese de Caxias do Sul realizou uma coletiva de imprensa para apresentar a Campanha da Fraternidade de 2022. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Educação”, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, retirado do livro dos Provérbios, capítulo 31, versículo 26, no Antigo Testamento. A data marcou também o início da Quaresma.

De acordo com o bispo diocesano Dom José Gislon, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedica a Campanha à temática da educação e propõe uma reflexão especialmente para os fundamentos do ato de educar.

“Uma educação humanista que leva em consideração o homem como um todo, não apenas a formação técnica e científica, mas aquela educação que prepara a pessoa pra viver a dignidade da pessoa humana na sociedade. Por isso, se insiste também num contexto de família, porque é do berço que nós recebemos a educação que nos acompanha da vida. Então, a educação é com a família, a sociedade também colabora, e tem a educação instrução que este é o campo profissional, que é uma realidade que tem que ser afrontada e alargada na sociedade brasileira.”

O coordenador da Pastoral da Educação, Edmundo José Marcon, destaca que a campanha tem base em três pilares.

“Eu destacaria três verbos, que a gente poderia colocar em prática na nossa vida a partir da Campanha da Fraternidade, o primeiro é o verbo escutar, quando a gente escuta o outro a gente permite que ele fale e da espaço para a gente compreender melhor a realidade. O segundo elemento importante é o julgar, a gente não julga as pessoas, a gente julga comportamentos e princípios, e a Campanha da Fraternidade nos permite refletir, precisamos mudar atitudes. O terceiro é o agir, como é que a gente age se não for ao encontro do outro? A campanha nos convida a aplicar isso”.

Ainda, participou da coletiva a irmã Brendalí Costa, responsável pela escola das Pastorinhas, em Caxias do Sul. Na visão dela, este tema vem para auxiliar os jovens a ter um proposito de vida.

Sobre a Quaresma, Dom José ressaltou como o período deve ser vivido pelos cristãos.

“A quaresma temos que viver com uma abertura de coração, se colocar diante do Senhor com humildade, deixando ele nos falar e pedindo que o Espirito Santo ilumine nossos passos. Esse parar refletir, jejuar, orar, se converter é um olhar para dentro de si, sem isso não conseguimos fazer o caminho de retorno ao pai.”

A população interessada em receber os folders sobre a campanha, podem buscar junto a paróquia da Catedral Santa Tereza. A Campanha da Fraternidade 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

Gesto concreto

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha. Em 2021, o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da CNBB, apoiou 80 projetos, nos quais as entidades que se candidataram se comprometeram, entre outros aspectos, a prestar contas periódicas de sua efetivação e resultados.

Fotos: Paula Brunetto / Grupo RSCOM