Comportamento

Diocese de Caxias do Sul abre a Campanha da Fraternidade 2021

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas (17), a Diocese de Caxias do Sul promoveu a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, durante uma coletiva de imprensa. O evento contou com a presença do bispo diocesano Dom José Gislon, do coordenador de pastoral, padre Paulo Nodari, do reverendo Paulo Roberto da Costa Duarte, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da pastora Paula Naegle, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Dom José recordou que a Campanha da Fraternidade é uma “oportunidade que o Espírito Santo nos oferece para peregrinarmos para dentro do nosso coração e nos colocarmos em diálogo com o Cristo Jesus como fizeram os Discípulos de Emaús: ficai conosco Senhor. Com eles aprendemos no diálogo com o Cristo Jesus, que muitas vezes nos fala no silêncio, na escuta e na missão, que precisamos acolher quem não conhecemos, mas que muitas vezes caminha ao nosso lado”.

Por sua vez, a pastora Paula destacou que a mensagem da Campanha da Fraternidade deste ano precisa ser “ampliada, espalhada e compartilhada e jamais tirada do seu objetivo comum: propagarmos a paz. Pois, Jesus Cristo é a nossa paz. Que esta mensagem seja um farol que indica o caminho para todos os que creem em Deus para agir e testemunhar a partir da Palavra de Deus”.

O reverendo Paulo salientou que o espírito ecumênico desta campanha tem a finalidade de anunciar a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo, ecumenicamente, juntos naquilo que nos une. Também servir aos necessitados com alegria, estando unidos, que é o que nos leva à unidade, além de educar as crianças, jovens e adultos para uma vida transformadora, transformar as estruturas sociais injustas da sociedade e lutar pela integridade da criação de Deus.

O padre Paulo Nodari concluiu apresentando o número 271 do documento Fratelli tutti, do Papa Francisco: “As várias religiões, ao partir do reconhecimento do valor de cada pessoa humana como criatura chamada a ser filho ou filha de Deus, oferecem uma preciosa contribuição para a construção da fraternidade e a defesa da justiça na sociedade. O diálogo entre pessoas de diferentes religiões não se faz apenas por diplomacia, amabilidade ou tolerância. Como ensinaram os bispos da Índia, «o objetivo do diálogo é estabelecer amizade, paz, harmonia e partilhar valores e experiências morais e espirituais num espírito de verdade e amor”.

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”, (Ef 2,14a).

A coletiva de imprensa está disponível na página da Diocese de Caxias no Facebook.