Dados mostram que 60% das mortes em todo o mundo são devidas às doenças crônicas, ou seja, diabetes, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, e câncer. É fato já confirmado que a obesidade está relacionada a essas doenças, ou seja, a obesidade é o fator desencadeante. A obesidade não está relacionada a nenhuma classe social e ela está crescendo em ritmo acelerado desde os anos 80 e em todos os países.
A partir dos anos 80 foram criadas recomendações nutricionais para evitar e curar a obesidade, o protocolo mais seguido foi de baixar o consumo de gorduras e aumentar as quantidades de carboidratos. Nos últimos anos a análise foi que, esse protocolo estava falhando, não havendo os resultados esperados, e ainda contribuindo para a incidência de doenças crônicas como as citadas.
Nos últimos anos dezenas de estudos clínicos investigaram, testaram e aprovaram que o sucesso nutricional é de um plano alimentar que controle os carboidratos processados (pães, biscoitos, bolos feitos de farinhas trigo ou milho) para redução de peso e consequentemente evitar as doenças crônicas. Esses estudos foram realizados em ambos os sexos, idade, raça, diabéticos, não diabéticos, obesos e não obesos, hiperlipidêmicos ou normolipidêmicos.
Esse controle de carboidratos usado nesses estudos não é nenhuma novidade para os estudiosos, ele já existe desde o século 19, pasmem!!! E o seu nome designado é LOW CARB DIET!!!
Quando se fala low carb, de imediato a pessoa acha que é não comer nenhum carboidrato e comer muito bacon. Longe disso, low carb é uma estratégia nutricional mega saudável. Low carb, apenas não se baseia em alimentos como pães, massas, arroz e bolos feitos de grãos refinados e processados. E o que se come então? Tudo! Tudo menos esses citados. Vegetais, legumes, verduras, oleaginosas, azeite de oliva, frutas, carnes, ovos, leites e derivados e gorduras naturais dos alimentos é que são a base alimentar dessa estratégia.
Low carb pode ser usado apenas como estratégia de emagrecimento ou cura das doenças. Dentro do low carb existem outros protocolos que estão ligados a cada objetivo (very low carb ou cetogênica), proibindo ou não o uso de alguns alimentos. Somente um nutricionista vai saber orientar você dessas escolhas.
Porém muitas pessoas se adaptam muito bem a low carb e levam como estilo de vida. Isso pode?! Claro! Estudos mostram que não existe risco algum a saúde seguir a longo prazo a low carb.
Após 8 semanas praticando low carb você verá os resultados aparecendo. Durante e após este período, o organismo passa a ter sua principal fonte de energia proveniente de gorduras (alimentação e corporal). A fome é consideravelmente reduzida, bem como o volume que se come. A glicemia baixa e se estabiliza, uma vez que não há mais picos e rebotes causados pelo consumo alto de carbos, e o emagrecimento acontece.
Se o indivíduo após alcançar o emagrecimento ou cura da doença ele pode voltar a comer os carboidratos antes cortados, porém é essencial o acompanhamento do nutricionista para essa reintrodução ser gradual e com controle das quantidades para não voltar a desenvolver problemas metabólicos.
Texto produzido pela nutricionista Fernanda Godoy Farto
A loja Tudo Em Grãos
A Tudo Em Grãos é uma loja especializada na venda de produtos saudáveis e naturais, vendidos a granel e pensados para satisfazer a praticidade no dia a dia. Certamente você poderá encontrar uma linha completa de alimentos considerados low carb e que foram citados pelo texto da nutricionista Fernanda Godoy Farto.
Ao visitar a loja de Bento Gonçalves você vai encontrar uma grande variedade de grãos, sementes, cereais, frutas secas e farinhas, todos com venda a granel. Ainda contemplam o mix da loja chás, temperos, sucos, produtos orgânicos, funcionais, sem glúten e sem lactose.
A loja fica localizada na Av. Planalto, 698 (andar térreo), no Bairro Planalto, ao lado do Hotel Viverone.