Comportamento

Dia Nacional do Rádio: ABERT lança campanha pelo chip FM nos celulares

Dia Nacional do Rádio: ABERT lança campanha pelo chip FM nos celulares

Em homenagem ao Dia Nacional do Rádio, comemorado nesta sexta-feira (25), a Associação Brasileira de Emissoras
de Rádio e Televisão (ABERT) lançou, na quinta-feira (24), a campanha “Smart é ter rádio FM no celular”, que incentiva o consumidor a escolher um modelo de celular que tenha o chip FM desbloqueado.

A obrigatoriedade de inserção e ativação do chip FM em todos os celulares fabricados e montados no Brasil é uma das prioridades da ABERT e tem o apoio das associações estaduais.

A obrigatoriedade de inserção e ativação do chip FM em todos os celulares fabricados e montados no Brasil é uma das prioridades da ABERT e tem o apoio das associações estaduais.

“É pelo rádio que o ouvinte tem informações sobre o que está acontecendo em sua cidade, principalmente nos casos de emergência pública e desastres naturais, quando os serviços de telecomunicações são interrompidos. Com o chip FM, o ouvinte terá acesso gratuito ao rádio, sem precisar pagar por um pacote de internet”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.

Em reunião promovida pela ABERT com os presidentes de associações estaduais de radiodifusão, na terça-feira (22), o ministro das Comunicações Fábio Faria garantiu o apoio do Minicom à inclusão do dispositivo nos celulares e disse que está trabalhando para que a obrigatoriedade da ativação do chip FM seja a mais breve possível.

A PRIMEIRA TRANSIMISSÃO

O Dia Nacional da Rádio, homenageia o nascimento de Roquete Pinto. Considerado o pai do Rádio Brasileiro por fundar a primeira rádio no Brasil, o carioca enxergou no rádio uma ferramenta para melhorar a educação.

Roquete convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos necessários para fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1922 e, em 7 de setembro do mesmo ano, foi ao ar a primeira transmissão de rádio em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

A estação foi instalada no Rio de Janeiro para a veiculação de músicas e discurso do presidente Epitácio Pessoa, transmitida para 80 receptores espalhados pela então capital do País.

Em 1924, foram fundadas as emissoras Rádio Clube do Brasil e Educadora Paulista, seguidas de outras instalações na Bahia, Pará e Pernambuco. Até o final dos anos 1920, o rádio era um meio de comunicação experimental até que, em 1932, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto que autorizava as emissoras a terem 10% de sua programação dedicada à publicidade. A mudança expandiu o sistema de radiodifusão no País, dando início a era do rádio comercial.