Neste domingo (2), comemoramos o Dia Nacional do Bombeiro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.
A data é uma homenagem aos heróis brasileiros que se arriscam diariamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, para cumprirem com seu juramento de Salvar e Proteger mesmo com o risco da própria vida!
“Salvar e proteger é a missão de cada militar da Corporação. Compromisso de cada um de nós, homens e mulheres do CBMRS.
Nos momentos de maior angústia, onde e quando a população precisa, nós estamos prontos para levar esperança ao povo gaúcho.
Estaremos lá, para que tu te sinta seguro!
2 de julho, dia nacional do Bombeiro.
Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Salvar e Proteger é o que nos move”.