Em homenagem a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, no dia 27 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Turismo. A data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) em 1980, quando foi implementado seu estatuto.
Devido ao distanciamento social e a pandemia, ficou quase impossível viajar, seja a trabalho ou a lazer, para longe ou para a cidade vizinha. Por isso, para comemorar essa data, nós elaboramos uma lista com cinco lugares incríveis que todo mundo precisa conhecer, aqui mesmo, na Serra Gaúcha. Vale ressaltar que os locais selecionados são todos ao ar livre, o que possibilita o distanciamento necessário para nos mantermos em segurança e evitar o contágio do coronavírus.
Considerado o 2º destino turístico mais visitado do Sul do Brasil, o Parque Estadual do Caracol é um dos destaques do município de Canela. O parque conta com 25 hectares de natureza preservada e fica a apenas 7km da cidade. As trilhas levam aos principais pontos do parque, como a cascata, os mirantes e o observatório ecológico.
Se você está procurando um lugar para fazer trilhas, o Parque das Oito Cachoeiras é o local perfeito. Como o próprio nome já diz, são oferecidas visitas a oito cachoeiras de tirar o fôlego, e para chegar em cada uma delas é preciso fazer trilhas. As trilhas são divididas em quatro opções, variando a duração e intensidade. Os roteiros mais fáceis têm duração de 15 minutos, já os mais difíceis podem chegar a até 5 horas. É importante ressaltar que cada trilha dá a chance de conhecer duas cachoeiras.
3. Parque de aventuras Gasper – Bento Gonçalves
Aberto de quarta-feira a domingo, o Parque de Aventuras Gasper oferece as mais variadas opções de atividades para quem gosta de estar ao ar livre, desde escalada, tirolesa, rapel, bungee jump e arvorismo, até paintball. As atividades são oferecidas separadamente ou em combos.
Localizada na região da Uva e do Vinho, o Parque Salto Ventoso conta com uma exuberante cascata com queda de 56 metros de altura. A cascata pode ser vista bem de perto pelos visitantes, contando com uma passagem que leva até a gruta situada atrás da cortina d’água.
O Ninho das Águias é sem sombra de dúvidas o lugar perfeito para os amantes da natureza. O local é situado no ponto mais alto da cidade, possibilitando uma vista perfeita do pôr do sol. Há espaço para fazer um piquenique com a família, tomar um chimarrão ou apenas deitar e admirar a paisagem. Devido a pandemia, as pistas de voo livre foram fechadas sem previsão de retorno.