Comportamento

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial terá palestra em Caxias

Evento gratuito alusivo ao tema será nesta quinta-feira (21), a partir das 18h
Foto: Reprodução
Evento gratuito alusivo ao tema será nesta quinta-feira (21), a partir das 18h Foto: Reprodução


Evento gratuito alusivo ao tema será nesta quinta-feira (21), a partir das 18h
Foto: Reprodução

O Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado nesta quinta-feira (21), será lembrado em um evento gratuito no auditório da prefeitura, no terceiro piso do Centro Administrativo Municipal.

A partir das 18h, a palestrante Marília Conforto, professora graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), trará debates sobre o assunto. A ação é promovida pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

A convidada, autora dos livros “O Escravo de Papel” e “Faces da Personagem Escrava”, sobre escravidão na literatura, é especialista em história do Brasil Colônia e Império. Também é professora aposentada da Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e doutora em Letras pela UFRGS. Marília conversará com os participantes sobre discriminação racial e sobre as ações que ocorrem no dia 21 no mundo todo.

A data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi escolhida em memória às vítimas do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido na África do Sul em 1966. Na época, vigorava o regime de segregação racial apartheid. Além de homenagear as vidas perdidas na ocasião, o dia marca a luta da população negra no combate ao racismo estrutural e à discriminação.

Para Alessandra Pereira, titular da Coordenadoria, o assunto é delicado, mas precisa ser lembrado. “As vezes, é difícil falar sobre preconceito e discriminação, mas é preciso debater essas questões. Por isso, escolhemos a Marília para falar sobre o tema, porque ela tem uma bagagem enorme e vai nos trazer reflexões muito interessantes”, salienta.