Negócios e Mercado

Dia do Vinho: comemorações iniciam por Santa Maria

Dia do Vinho: comemorações iniciam por Santa Maria
Paisagem vitícola do Vale Central está entre as atrações a serem exploradas pelos enoturistas durante o Dia do Vinho. Crédito: Ibravin/Michel Marchetti

O mais novo entre os cinco territórios integrados às comemorações do Dia do Vinho no país será o anfitrião da cerimônia de lançamento da programação em 2018. O Vale Central Gaúcho juntou-se nas comemorações à Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho, Campanha Gaúcha, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia). E agora tem sua produção e gastronomia como principais atrações para apresentar a próxima edição – que vai de 18 de maio a 3 de junho. A solenidade para imprensa e convidados ocorrerá em Santa Maria, na próxima quarta-feira (9), às 17h, no hotel Dom Rafael Cerrito.

A ação tem organização conjunta de Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh Uva e Vinho) e Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho – Vinhos do Coração. A atividade incluirá exposição histórica da vitivinicultura da região, ilhas de gastronomia de restaurantes locais (confira lista abaixo), espetáculo musical e, naturalmente, degustação de produtos das vinícolas Adega Torri, Dalla Corte, Dom Roberto, Quinta do Gama, Teixeira, Toka e Velho Amâncio. Todos os empreendimentos são participantes do Dia do Vinho.

No embalo do reconhecimento como sede do lançamento da programação deste ano para todo o Brasil, o Vale Central Gaúcho caprichou na quantidade e na diversidade das atrações para as duas semanas de Dia do Vinho. A carta de opções oferece, além de cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, descontos e promoções em bebidas, gastronomia e hospedagens, também uma olimpíada de conhecimentos em vinhos, um passeio ciclístico, um encontro de ciclistas, uma rústica e até um festival de rock ao ar livre – com vinho, é claro. As datas, horários, locais e demais detalhes de cada evento estão disponíveis no site oficial diadovinho.com.br.

Entre as palestras em torno do mundo do vinho, duas – abordando as tipicidades do terroir e da vitivinicultura da região – contarão com participação de uma autoridade local na matéria. O professor Carlos Eugênio Daudt é o presidente da Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho – Vinhos do Coração. Com um raio de abrangência de, aproximadamente, 70 quilômetros, a entidade criada em março de 2017 representa oito vinícolas espalhadas por cinco municípios (Dilermando de Aguiar, Itaara, Santa Maria, São João do Polêsine e Silveira Martins). O nome valoriza a forma afetuosa como os habitantes do Rio Grande do Sul localizam a área na geografia do Estado.

“O Vale Central, a exemplo do que aconteceu com as outras regiões participantes do Dia do Vinho, está agora desenvolvendo a sua identidade. Há muita gente pesquisando esta região e o que se constata é que são vinhos com uma característica própria, bastante particular. É um território novo e diferente. Há muito para se experimentar e se descobrir por aqui nestas duas semanas, de 18 de maio a 3 de junho”, convida Daudt.

 Sobre o Dia do Vinho           

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS), e Segh – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.

A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos  Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.