Na tarde desta quarta-feira (20), feriado estadual, aconteceu na rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, o desfile do Dia do Gaúcho.
Na ocasião, diversas entidades tradicionalistas estiveram representando e homenageando a cultura Rio-Grandense.
Este ano os Festejos reverenciam o Centenário da Revolução de 1923, guerra que deu origem à simbologia dos lenços que fazem parte da indumentária do gaúcho, opondo maragatos e chimangos.
Ainda no mês de agosto, o prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei nº 8.968 que reconhece os Festejos Farroupilhas como manifestação da cultura municipal para fins de registro como Bem de Natureza Imaterial do Município de Caxias do Sul. A lei é de autoria do vereador licenciado e secretário do Turismo, Ricardo Daneluz.
Para o secretário, evidenciar a cultura gaúcha, o tradicionalismo e a arte que reconhece o estado do Rio Grande do Sul, nacionalmente e internacionalmente é necessária para o município para captar recursos junto aos órgãos federais. “Nós precisamos trabalhar muito mais essa questão de patrimônios imateriais. As culturas do Nordeste fazem muito bem isso, com muitos patrimônios da sua cultura tanto a nível nacional, quanto em nível internacional. Isso potencializa muito a busca de recursos e o trabalho em cima da nossa tradição”, disse o secretário.
Adiló salientou também a importância de tornar os Festejos Bem Imaterial de Caxias do Sul, já que o município é a capital gaúcha e mundial dos CTGs. “Tornar um bem imaterial é ter a certeza da perpetuação das nossas origens. O evento contribui para a promoção da cultura gaúcha através de espetáculos musicais, dança e convívio entre os participantes”, disse o prefeito.
O coordenador da 25ª Região Tradicionalista Rodrigo Ramos anunciou aos presentes o lançamento da Semana Municipal do Turismo, que ocorrerá até o próximo dia 26, além da retomada da Gincana Farroupilha que resgata as tradições. “A gente espera o ano inteiro por esse momento, e ele está chegando. Teremos muitas atividades artísticas, culturais, campeiras, shows, bailes, festival de danças, gineteadas e muitas atrações que se estendem até dia 24 de setembro com o Rodeio Crioulo de Caxias do Sul”, disse o coordenador.
Acompanhe o momento em que o Rodrigo Ramos, juntamente com o prefeito Adiló e o Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas, recebem a centelha da Chama Crioula.
Também se fizeram presente no desfile o grupo de Lanceiros Negros, Pelotão General Teixeira Nunes (Gavião), que representam os grupos que foram constituídos, basicamente, de negros livres ou de libertos pela República Rio-Grandense que lutaram na Revolução Farroupilha. Possuíam oito companhias de 51 homens cada, totalizando 408 lanceiros que andavam com seus cavalos.
Veja também algumas outras imagens do desfile
Assista a live do desfile clicando aqui
Fazem parte da Comissão dos Festejos Farroupilha representantes da Prefeitura de Caxias do Sul, 25ª Região Tradicionalista, 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).