Comportamento

Dia do Bombeiro: conheça a história do bombeiro mais antigo em atividade nos Bombeiros Voluntários de Garibaldi

O socorrista, que também é instrutor dos bombeiros mirins há 28 anos, serviu de exemplo para diversas crianças que, hoje, tornaram-se seus colegas de profissão

(Foto: Lilian Donadelli)
(Foto: Lilian Donadelli)

Quando ouvimos a sirene dos bombeiros tocar, sabemos que  iniciou uma corrida contra o tempo para salvar a vida de alguém. Mas, por trás da farda, do capacete e equipamentos, existem homens e mulheres que, vestidos de coragem e muito amor, dedicam seu tempo, seu limite, suas emoções e o melhor de si para o próximo.

Neste dia 2 de julho, Dia do Bombeiro, o Grupo RSCOM segue com reportagens especiais em homenagem a esses profissionais que fazem tanto pela comunidade.

Em Garibaldi, fica localizada a segunda Corporação de Bombeiros Voluntários mais antiga do Rio Grande do Sul. A entidade civil e sem fins lucrativos que iniciou seus trabalhos em 1980, tendo apenas um caminhão e não mais do que 20 integrantes, hoje é referência na região.

Vários personagens ajudaram a escrever a trajetória da corporação no município. Entre eles, representando todos que vestem essa armadura da coragem, está Luiz Carlos Rodrigues, o bombeiro mais antigo em atividade nos bombeiros de Garibaldi. Dos seus 55 anos de vida, 39 são dedicados ao resgate e 28 anos a ensinar o seu ofício para as crianças, no projeto bombeiros mirins.

Conforme Rodrigues, muitas das crianças que ele teve a oportunidade de acompanhar na escolinha, tornaram-se hoje seus colegas de profissão. Este é o caso do comandante Márcio Saldanha e do bombeiro Ridan Villa. Atualmente, a corporação garibaldense conta com cerca de 60 integrantes.

Confira a reportagem especial: