Comportamento

Dia do Advogado: Atuação e dificuldades enfrentadas em meio à pandemia

Advogados relatam as principais mudanças ocorridas na categoria por conta da Covid-19

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A pandemia de Covid-19 que iniciou em fevereiro de 2020 no Brasil e nesta terça-feira (11) já registra mais de 3 milhões de casos confirmados, causou drásticas mudanças na vida de toda a população. Dentre estas afetou a carga de trabalho dos advogados, a categoria que comemora nesta data o Dia Nacional dos Advogados. A celebração foi iniciada no país em 1827 quando Dom Pedro I criou os dois primeiros cursos da área, as faculdades de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo e a de Olinda, em Pernambuco.

Em Caxias do Sul, alguns profissionais relataram ao Portal Leouve, os principais desafios e mudanças que a Covid-19 trouxe ao dia a dia da advocacia. De acordo com o proprietário da Balen Advocacia, Rodrigo Balen, é possível destacar dois pontos da pandemia.

“Em primeiro lugar, a pandemia prejudicou o andamento dos processos e reuniões, já que a maioria das instituições, dentre elas o Fórum municipal, está fechado, impossibilitando as reuniões e audiências.” Balen acredita que foi mais prejudicial na atenção aos clientes, já que a empresa atua no Direito Imobiliário, precisando o contato direto com os envolvidos. Contudo, o advogado garante que houve um lado positivo “A segunda mudança foi que a pandemia trouxe uma preocupação aos caxienses de resguardar o direito real da propriedade, resultando na grande procura pelas regularizações dos bens imobiliários. Além disso, com o distanciamento social foi possível realizar audiências virtuais, o que representa uma evolução ao meio jurídico”.

O sócio-fundador da LS Advogados Associados, Maique Barbosa de Souza, também comenta sobre um novo formato de trabalho que precisou ser adotado após a pandemia. A empresa que assume direitos do Consumidor e do Trabalho, sentiu duas situações distintas dentro dos segmentos. Segundo Barbosa os consumidores reduziram as ações judiciais pois muitas empresas, principalmente as de grande porte, abriram canais próprios para solução de problemas. Além disso, os bancos aumentaram os prazos para os pagamentos o que também facilitou o consumidor que está inadimplente.

Por outro lado, Maique Barbosa explica que o segmento do Direito do Trabalho rendeu muita demanda ao escritório, já que as legislações trabalhistas estão entrando e saindo de vigor a cada dia. Segundo o advogado “A população está muito em dúvida se as ações que a empresa está realizando em relação a dispensas, férias e demais medidas de isolamento social estão corretas, o que gera a necessidade de atualização diária aos profissionais.”

Rodrigo Balen conclu que ser advogado é utilizar a lei em prol das pessoas que não tem conhecimento técnico para buscar aquilo que lhe é de direito. “Pra mim o dinheiro é consequência, a grande satisfação de ser advogado é entregar para as pessoas os sonhos dela de terem os documentos da casa própria.”

No dia 11 de agosto, também por conta do Dia do Advogado comemora-se o Dia da Pendura, onde os estudantes da área costumam almoçar e pendurar a conta nos restaurantes próximo as instituições de ensino.

Reportagem: Paula Brunetto