Uma das datas mais lembradas e celebradas a cada ano, o Dia das Mães se aproxima com a tradicional expectativa por boas vendas no comércio varejista, ao passo que os presentes são a principal forma de homenagem. Em Caxias do Sul, cidade serrana gaúcha, o frio costuma dar uma forcinha, influenciando na escolha dos consumidores por artigos para enfrentar o outono e o inverno.
Segundo a Pesquisa de Dia das Mães da Fecomércio-RS, realizada com mais de 800 pessoas, abordadas na principal cidade de cada Macrorregião do Estado, incluindo Caxias, 46,6% apontou que comprará presentes para a data. O presidente do Sindilojas do município, Rossano Fernando Boff, tem boas expectativas para este ano.
“A gente vem numa evolução depois dos dois anos ou três anos de pandemia. Estamos muito otimistas. Sabemos que o Dia das Mães é a segunda data mais importante do ano para todos os segmentos do comércio por que a mãe sempre merece um presente. […] Esperamos, com esse friozinho que está chegando, que o Dia das Mães chegue naquela nossa expectativa de venda e que varia de 15 a 20%, baseado na questão do carinho que a gente deve ter com a mãe e o presentinho que ela sempre merece.”, salientou.
A entidade representa o comércio varejista de 11 mil empresas espalhadas por Caxias do Sul (município-sede, que conta com mais de 8 mil estabelecimentos), Flores da Cunha, São Marcos, Antônio Prado e Nova Pádua.
Entre os produtos que os compradores escolherão para as mães, Rossano destaca que as confecções e calçados devem estar no topo da lista em vista das baixas temperaturas que começam a emergir na região.
“Devido ao frio que começou, se pegarmos as lojas de eletro e eletrônicos, ou de aquecedores, aquele aquecedor que torna o ambiente mais quentinho. Os calçados e confecções. As confecções mais pesadas, um casaco que vai abrigar melhor do frio, um calçado mais quentinho forrado de pele. Então todas essas são as oportunidades que o comércio caxiense tem”, disse o presidente do Sindilojas.
Junto aos itens de vestuário, os perfumes e cosméticos lideram as escolhas do público, sendo adquiridas, as duas categorias, por 37,4% dos consumidores. Em seguida, aparecem lembrancinhas e mimos, na faixa dos 24%, e flores e calçados, na sequência, com 10,4% e 8,8%, respectivamente. Quanto ao tíquete médio, as pessoas que pretendem comprar ou já compraram presentes para a data no Rio Grande do Sul devem gastar, em média, R$ 245,53.
“Depende muito do segmento. Da intenção do presente a ser dado. No segmento de calçado e confecção, isso varia de R$ 180 a R$ 300”, revelou Rossano.
Uma preocupação dos lojistas, revelada pelo presidente do sindicato, era que a internet dominasse as buscas por presentes em datas marcantes como o Dia das Mães. Na prática, Rossano conta que o consumidor costuma prestigiar o comércio caxiense e da região.
De acordo com o levantamento da Fecomércio, as lojas do centro das cidades são utilizadas por 59% dos respondentes. O meio virtual aparece em último lugar, com 6,8%, atrás das lojas de bairros (11,4%) e dos shoppings centers (19,5%).
“O consumidor sempre prestigia o comércio caxiense e da nossa região. E ele vem comprando já desde o final do mês de abril, início de maio, conforme o pessoal tem vindo ao comércio. Mas a gente sabe que devido ao tempo, sempre ficam aquelas compras de última hora. Então, dá pra aproveitar um horário estendido que alguns estabelecimentos vão proporcionar. Até o sábado, o comércio está de portas abertas”, adiantou Rossano.
Comércio de portas abertas
Operadora de caixa na Sapataria Caxiense e mãe de uma menina de 6 anos, Gabriela Silveira Timoteo afirma que a clientela já procura pelo presente ideal na loja de calçados, e que o movimento deve se intensificar até a chegada do Dia das Mães.
“O movimento já começou muito bom, vemos um fluxo de clientes procurando por presentes, fazendo bastante pesquisa. Pessoal está procurando bastante as botinhas, tênis, produtos para o inverno, térmicas, para se esquentar”, ressaltou Gabriela.
Pesquisa de renda e consumo
O Sindilojas Caxias está realizando uma pesquisa on-line, no período de 09 a 23 de maio, com intuito de mapear o perfil do consumidor que atende para entender aspectos que envolvem comportamento e renda. Para participar, basta clicar aqui.
Entre os questionamentos estão: localização, faixa de renda, despesas, previsão de escolhas para o orçamento de 2023 e expectativa dentro do cenário atual político, econômico e social para o consumo.