Cultura

Dia da Mulher: A origem da celebração do dia 8 de março no mundo

Foto: (Edgard Garrido/Reuters/Divulgação)
Foto: (Edgard Garrido/Reuters/Divulgação)

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta sexta-feira (8) em todas as partes do mundo. A origem da data comemorativa em diversos países é marcada por fatos históricos trágicos, mas que fizeram a diferença no processo de conquistas pela igualdade dos direitos das mulheres.

A trajetória do dia internacional da mulher iniciou no final do século XIX, em 25 de março de 1911, em um incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York. Na ocasião 149 pessoas morreram, onde a maioria eram mulheres. A tragédia revelou as condições nas quais trabalhavam as mulheres, muitas delas imigrantes e muito pobres.

Em 1910 sem data definida, a Internacional Socialista proclamou o Dia Internacional da Mulher para reivindicar o sufrágio feminino, a não discriminação trabalhista, o acesso à educação e outros direitos fundamentais. Já em 1911, a data começou a ser celebrada com participações de milhões de pessoas e comícios.

Em fevereiro de 1913, as mulheres russas celebraram o Dia Internacional da Mulher, que em outros países começava a ser fixado em 8 de março. Quatro anos depois, em 1917, como reação à morte de mais de dois milhões de soldados na guerra, as russas convocaram uma greve para o último domingo de fevereiro. Os protestos e manifestações que tiveram início naquele 23 de fevereiro, mais conhecido como 8 de março no calendário gregoriano usado em outros países, conduziram a uma mobilização geral que provocou a abdicação do czar e a nomeação de um Governo provisório que lhes concedeu o direito ao voto. A data também é lembrada pelas mulheres no Brasil.

A China começou a incorporar a data comemorativa em seu calendário, em 1922.