Foi aprovado nesta quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores, a inclusão do Dia da Bíblia no calendário oficial de eventos do município. Assinado pelo vereador Elisandro Fiuza, o projeto de lei (PL) 80/2019, que contém substitutivo (SB-1/2019), segue agora para sanção ou veto do Executivo.
No caso do substitutivo, discorre apenas sobre um ajuste na redação, sem comprometer o mérito da proposta. Caso vire lei, o Dia da Bíblia no âmbito do município passará a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano.
Conforme Fiuza, o Dia da Bíblia foi instituído oficialmente como comemoração nacional por meio da lei federal 10.335, de 2001, onde a celebração ocorre justamente no segundo domingo do mês de dezembro.
Fiuza acrescentou informações sobre a estrutura do livro, com base na abordagem cristã onde é dividido em duas grandes partes, que são o Antigo Testamento e Novo Testamento. Também explica que a expressão “testamento” substitui o antigo termo grego que significava “pacto” ou “aliança”.
Fiuza ressaltou que a celebração das escrituras sagradas acontece, anualmente, em cerca de 60 países. Nesse sentido, aproveitou para sugerir que a Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara mantenha um exemplar para consulta da população.