Últimas notícias

Dia D: UBSs de Caxias do Sul abrem neste sábado para atualizar vacinas de crianças e adolescentes

Todas as Unidades farão atualização da caderneta

Foto: Maicon Duarte
Foto: Maicon Duarte

Neste sábado (16) ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Caxias do Sul, todas as Unidades Básicas de Saúde e Vacinadoras (UBSs e UBVs) estarão abertas das 8h às 17h para vacinação. No mesmo dia e horário ainda estarão sendo ofertadas vacinas contra a covid-19 em algumas Unidades (confira a lista completa abaixo).

A Campanha Nacional de Multivacinação propõe que sejam colocadas em dia as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente. Por isso, os menores devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis e com a caderneta de vacinação em mãos para que os profissionais de saúde possam conferir quais doses são necessárias. Serão ofertadas as 20 vacinas que fazem parte do Calendário. Essa campanha continua até 29/10 (de segunda a sexta-feira, exceto nas UBVs Alvorada, Centenário e Cristo Operário).

“Nós [o Brasil] temos um dos calendários de vacinação mais completos do mundo no que se refere ao oferecimento de vacinas gratuitas. Esse calendário vêm constantemente sofrendo atualizações, principalmente com a inclusão de novas vacinas, então por mais que os pais as vezes pensem que as crianças não tem vacinas em atraso, por essa situação a gente orienta que eles da mesma forma levem esses menores à UBS, mesmo sem vacinas agendadas na caderneta, porque como eu falei, nesse tempo o calendário pode ter sofrido atualização com a inclusão de novas vacinas”, ressalta a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.

Desde o início da campanha, no começo do mês, foram aplicadas mais de 2,6 mil doses. Das mais de 1,8 mil crianças e adolescentes que compareceram até agora, 70,9% tinham vacinas pendentes. Em dados gerais, atualmente a cobertura vacinal em Caxias atinge 74,3% dos jovens. O objetivo da campanha é ampliar a taxa para 95% para a maioria dos imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com os dados da SMS, a maior baixa no município é nas doses de reforço das vacinas tríplice (DTPa), que protege contra difteria, tétano e coqueluche, e da vacina contra a poliomelite, com somente 60% da cobertura para ambas em 2021.