
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (29) o Dia D de combate à dengue. A ação terá como foco o Bairro Fátima, local que registrou o maior número de focos do mosquito no município em 2025, com 121 ocorrências. Os trabalhos de orientação e atendimento ocorrem das 9h às 16h30.
A diretora das Vigilâncias em Saúde, Magda Beatris Teles, enfatizou que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva e depende crucialmente da participação da comunidade para eliminar focos e conter a proliferação do Aedes aegypti. “Estamos entrando no momento da sazonalidade da doença, em que a existência do vetor nos preocupa”, alertou.
Além das ações concentradas no Bairro Fátima, equipes também farão orientações técnicas em locais de grande circulação, como a rodoviária e o aeroporto. A diretora pediu que a população, especialmente do Fátima, receba bem as equipes no sábado para receber orientações e, assim, ajudar o município a evitar casos da doença ou uma possível epidemia durante o verão.
Números de 2025
Os números deste ano mostram a extensão do trabalho já realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde. Até o momento, foram contabilizadas 119.387 visitas em imóveis, além de 33.238 visitas específicas para o Levantamento Rápido de Índices (LIRAa) e 4.114 visitas em pontos estratégicos.
O total de 156.739 visitas realizadas evidencia a estratégia contínua de monitoramento. O Dia D surge como uma iniciativa de reforço para conscientizar a população sobre a importância de eliminar pontos com água parada, que são os criadouros preferenciais do mosquito transmissor.
Serviço
* Estande com orientações na praça do Bairro Fátima e a equipe vai estar realizando visitas nesta área;
* Espaço tira-dúvidas em frente à Vigilância Ambiental em Saúde das 9h às 12h e das 13h às 16h30 (Rua Marechal Floriano, 899, Centro);
* Faixa com orientações na rua Sinimbu, esquina com a Marechal Floriano;
* Equipes realizando orientações na rodoviária e aeroporto.