No próximo sábado (09/03) ocorre o Dia D contra a dengue em Caxias do Sul. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, com objetivo de conscientizar a população sobre a doença, além de abranger atividades de sensibilização, orientação e fortalecimento do processo de denúncias, contando também com o apoio da comunidade. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 9h às 15h para o Mutirão de Saúde da Mulher e as equipes também prestarão informações e orientações sobre o combate à dengue.
Na UBS do bairro Reolon, identificado como um dos locais com maior incidência de focos do mosquito neste ano, o mascote da campanha estará presente. Um carro de som circulará pela cidade, instruindo os moradores sobre a importância de realizar uma inspeção minuciosa em seus pátios e eliminar qualquer acúmulo de água parada. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde intensificará o atendimento às denúncias, conforme ocorrido no último sábado (02/03), quando foram recebidas 63 denúncias de possíveis focos de água parada em 19 bairros/loteamentos, sendo realizadas 35 visitas domiciliares de rotina nessas mesmas regiões (Esplanada, São Cristóvão, Mariland, Diamantino, São Ciro, São José, Cidade Industrial, Charqueadas, Jardim da Lagoa, Parque das Rosas, Rio Branco, São Pelegrino, Fazenda Souza, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Saúde, Cidade Nova, Kayser, Salgado Filho e Planalto).
Para contextualizar a magnitude do problema, o mês de fevereiro de 2024 registrou quatro vezes mais denúncias do que no mesmo período do ano anterior, totalizando 442 denúncias; em fevereiro de 2023, foram reportadas 108. Contudo, nem todas as denúncias se confirmam como focos de água parada ou criadouros do mosquito-da-dengue, ressaltando a necessidade do trabalho constante dos agentes de fiscalização.
Em paralelo ao atendimento de denúncias, a sede da Vigilância estará aberta das 9h às 12h e das 13h às 16h30, oferecendo um espaço para esclarecimento de dúvidas à população. Além disso, está prevista uma nova ação com drone para inspecionar locais de difícil acesso, incluindo construções e edifícios altos reportados como potenciais criadouros de mosquitos, em colaboração com a Guarda Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Outra medida será a presença de agentes de combate às endemias em semáforos, distribuindo material informativo aos motoristas.
“Ao intensificar o trabalho de nossas equipes, reforçamos o apelo para que a população se envolva nesse combate e dedique 10 minutos de seu tempo, seja no sábado ou em outro dia da semana, para examinar cuidadosamente sua residência. É crucial que cada um de nós adote medidas simples, como verificar se há recipientes que possam acumular água, pneus esquecidos, ou calhas obstruídas impedindo o escoamento. O combate à dengue depende das ações individuais de todos, ao contrário da covid, que era um inimigo invisível. Porém, não conseguiremos vencer sem a colaboração de cada cidadão”, destaca a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
Em 2024, a Vigilância Ambiental em Saúde já identificou e eliminou 225 focos do mosquito Aedes aegypti. Até o momento, foram registrados cinco casos de dengue autóctone (contraídos na cidade) e 18 casos de dengue importada (ocorridos em pessoas que viajaram e retornaram doentes). Nenhum desses pacientes precisou de internação.
Em caso de chuva, a ação de sábado será concentrada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na disseminação de informações através do carro de som.
Dia D contra a Dengue
09 de março – sábado
Orientações em todas UBSs: 9h às 15h e presença do mascote da campanha da dengue na UBS Reolon
- Circulação de carro de som pela cidade;
- Reforço no atendimento de denúncias;* *
- Espaço tira-dúvidas em frente à Vigilância Ambiental em Saúde das 9h às 12h e das 13h às 16h30 (R. Ernesto Alves, 1922 – Centro);**
- Drone para fiscalização de locais de difícil acesso (parceira com Guarda Municipal/ SMSPPS);**
- Distribuição de material informativo em semáforos.**
** atividades que podem ser suspensas em caso de chuva