Caxias do Sul

Dez estradas de Caxias do Sul estão com bloqueio total ou parcial nesta quarta

Na cidade, moradores de 11 bairros receberam lonas para casas parcialmente destelhadas. Comunidade da Parada Cristal está sem acesso ao bairro

Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul

Mais duas estradas municipais de Caxias do Sul registraram algum tipo de bloqueio, na manhã desta quarta-feira (1º), devido ao temporal que afeta o Estado desde segunda (29), totalizando interrupções em, pelo menos, 10 vias vicinais. A Estrada Luiz Daneluz (foto em destaque), que liga a Ponte do Raposo, no limite entre os municípios de Caxias do Sul e Gramado, passando por Vila Oliva, foi bloqueada preventivamente. A interrupção no tráfego foi causada pela queda de barreira do lado de Gramado.

Já a Estrada Edgar Jung, que liga Santa Lúcia do Piaí à Vila Cristina e às comunidades de Santo Antônio, Faria Lemos, Sertória Alta e Baixa, está com diversos pontos de bloqueios. A assessoria da administração municipal informou que equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e das Subprefeituras, com o apoio da Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade trabalham no atendimento das demandas.

Cidade

Já na zona urbana, a Rua Carlos Debastiani, acesso ao Paraíso Cristal, também foi totalmente bloqueada, na manhã desta quarta. A via cedeu completamente, deixando os moradores sem acesso para entrar e sair do bairro. A Fiscalização de Trânsito sinalizou o trecho. Não há previsão de liberação. Funcionários da Secretaria de Obras trabalha em vários pontos como nos bairros Canyon, Panazzolo, Salgado Filho, Kayser, Aeroporto. O objetivo é desviar fluxos de água e desentupir redes de drenagem e bocas-de-lobo.

Por outro lado, equipes da Secretaria da Habitação e da Defesa Civil Municipal distribuíram até a manhã desta quarta, mais de mil metros de lona para casas parcialmente destelhadas, nos bairros Forqueta, Mariani, Reolon, Ballardin, Parada Cristal, Ana Rech, Sagrada Família, Vitória, Fátima, Paraíso Cristal e Santa Fé.

Ainda de acordo com informações do Executivo, o Centro de Iniciação ao Esporte do bairro São Caetano está à disposição para receber famílias ou móveis que precisem ser retirados das casas. Até o final da manhã, o Executivo de Caxias do Sul não registrou nenhuma família desabrigada pelos efeitos do temporal.

Na tarde desta terça, árvores caíram nos cabos de energia do Parque Getúlio Vargas – dos Macaquinhos. A concessionária de energia elétrica desligou os cabos para que a árvore seja removida. Entretanto, foram quebradas e danificadas algumas estruturas e a subestação. Os estragos só serão avaliados após a limpeza do local. Por motivo de segurança, o governo municipal pede que a população não se aproxime do parque. Não há previsão de retomada da energia elétrica nos Macaquinhos.

Parque dos Macaquinhos está sem energia elétrica
Loteamento Brasília
Acesso ao Parada Cristal