Mais duas estradas municipais de Caxias do Sul registraram algum tipo de bloqueio, na manhã desta quarta-feira (1º), devido ao temporal que afeta o Estado desde segunda (29), totalizando interrupções em, pelo menos, 10 vias vicinais. A Estrada Luiz Daneluz (foto em destaque), que liga a Ponte do Raposo, no limite entre os municípios de Caxias do Sul e Gramado, passando por Vila Oliva, foi bloqueada preventivamente. A interrupção no tráfego foi causada pela queda de barreira do lado de Gramado.
Já a Estrada Edgar Jung, que liga Santa Lúcia do Piaí à Vila Cristina e às comunidades de Santo Antônio, Faria Lemos, Sertória Alta e Baixa, está com diversos pontos de bloqueios. A assessoria da administração municipal informou que equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e das Subprefeituras, com o apoio da Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade trabalham no atendimento das demandas.
Cidade
Já na zona urbana, a Rua Carlos Debastiani, acesso ao Paraíso Cristal, também foi totalmente bloqueada, na manhã desta quarta. A via cedeu completamente, deixando os moradores sem acesso para entrar e sair do bairro. A Fiscalização de Trânsito sinalizou o trecho. Não há previsão de liberação. Funcionários da Secretaria de Obras trabalha em vários pontos como nos bairros Canyon, Panazzolo, Salgado Filho, Kayser, Aeroporto. O objetivo é desviar fluxos de água e desentupir redes de drenagem e bocas-de-lobo.
Por outro lado, equipes da Secretaria da Habitação e da Defesa Civil Municipal distribuíram até a manhã desta quarta, mais de mil metros de lona para casas parcialmente destelhadas, nos bairros Forqueta, Mariani, Reolon, Ballardin, Parada Cristal, Ana Rech, Sagrada Família, Vitória, Fátima, Paraíso Cristal e Santa Fé.
Ainda de acordo com informações do Executivo, o Centro de Iniciação ao Esporte do bairro São Caetano está à disposição para receber famílias ou móveis que precisem ser retirados das casas. Até o final da manhã, o Executivo de Caxias do Sul não registrou nenhuma família desabrigada pelos efeitos do temporal.
Na tarde desta terça, árvores caíram nos cabos de energia do Parque Getúlio Vargas – dos Macaquinhos. A concessionária de energia elétrica desligou os cabos para que a árvore seja removida. Entretanto, foram quebradas e danificadas algumas estruturas e a subestação. Os estragos só serão avaliados após a limpeza do local. Por motivo de segurança, o governo municipal pede que a população não se aproxime do parque. Não há previsão de retomada da energia elétrica nos Macaquinhos.