Olá!! Vamos começar as postagens do blog com um tema que gosto muito e que é bem atual… os Destinos Turísticos Inteligentes!
O intuito deste texto é provocar você, gestor turístico, a pensar como está seu destino/empreendimento.
…
Você já ouviu falar sobre os Destinos Turísticos Inteligentes?
Essa temática nos instiga a pensar sobre o Turismo e a Tecnologia, tendo em vista que no mundo de hoje todos andam conectados, principalmente os turistas que anseiam por mais e mais informações sobre os lugares que irão visitar.
O termo surgiu na Espanha em meados de 2012 e traz à tona a necessidade de atualização dos locais e de mais interação com o turista. As premissas deste projeto são: tecnologia de ponta, sustentabilidade e acessibilidade para todos (SEGITTUR).
Pensemos o seguinte: o turista entra no site do destino turístico para consultar a forma de chegar ao local, os meios de hospedagem disponíveis, as ofertas gastronômicas e os tipos de atrativos culturais e/ou naturais. Quando finalmente chega, estando conectado às redes sociais, ele começa a interagir com o destino; posta fotos do local, faz reservas, chama um táxi. E quando retorna para sua residência continua se relacionando com a região pois, avalia os atendimentos que teve, publica mais fotos, realiza compras dos produtos que mais gostou através do e-commerce dos empreendimentos e instiga pessoas do seu convívio a começar a interagir com o local e quem sabe visita-lo um dia.
Se formos falar sobre acessibilidade e sustentabilidade (temas sempre em pauta nas discussões do setor, porém com uma aplicação não tão expressiva) temos como exemplo a inclusão dos portadores de necessidades especiais nas atividades turísticas, tradutores, valorização de capital humano local, reconhecimento da cultura regional, preferência pela utilização de insumos do território, entre tantos outros fatores.
Levando em conta estes poucos exemplos você consegue avaliar se seu destino turístico ou sendo mais particular, seu empreendimento, pode se considerar Inteligente?
Se sim, ótimo! Com certeza conseguirá conquistar e chegar mais perto do seu “turista-alvo”. Mas, se ainda continua trabalhando apenas com os sistemas mais antigos (sem e-commerce; ingressos não disponíveis na internet; sem wi-fi no local; pouca utilização das redes sociais…) chegou a hora agir e acompanhar as tendências, se não seu negócio ficará para trás!