As homenagens à Independência do Brasil, celebrada no 7 de setembro, começaram no sábado (1) em Caxias do Sul, com o acendimento da Chama Simbólica da Independência. O desfile cívico e militar acontece na Rua Sinimbú, no Centro, na próxima sexta-feira (7) as 9h com a participação de 46 instituições.
Dentre as 46 instituições que elencam o Desfile de Sete de Setembro, uma delas é a Banda Marcial Cristóvão de Mendoza. Esta que é uma das mais tradicionais de Caxias do Sul, que chegou a ser campeã nacional em 1982 no extinto concurso da Rádio Record. Ao longo de meio século de existência a banda passou por altos e baixos chegando a paralisar suas atividades de 1989 a 1997 por falta de incentivo financeiro. Este ano a banda vem para o desfile com uma proposta diferente, misturar a nostalgia de quem viveu o auge nas décadas de 1970, 1980 e 1990 junto aos novos integrantes dos anos 2000.
Conforme Antônio Filho, integrante da banda desde 2002 e regente a partir de 2014, a ideia de convidar membros antigos para retornar foi uma questão de necessidade. – “A banda trabalha com um formato de concerto (apresentação em palco) e, para isso, nós precisávamos de material humano, então fiz um chamamento a todos ex-integrantes da banda para que eles retornassem e o pessoal foi chegando aos poucos.”
O retorno de músicos que participavam da banda no tempo de escola para o desfile de 2018, une integrantes novos como Victor Hugo Nascimento de Oliveira de 11 anos até o veterano Cesár Pagliarin de 78 anos, componente da banda na década de 1970. “No primeiro ensaio com os antigos integrantes, muitos deles choraram ao lembrar dos tempos de escola, dos colegas, dos amigos que já se foram, foi um momento de nostalgia”, complementa o regente.
O repertório de músicas para a parada deste ano vai ser mais “raiz” como argumenta Antônio, “nos últimos anos tivemos muita influência marching bands dos Estados Unidos e agora, por se tratar da data que comemora a independência do Brasil, vamos trazer dobrados e marchas brasileiras, não deixando de lado as marchas americanas.”.
O regente ainda conta que é muito difícil não sentir o frio na barriga na hora de entrar na avenida, mesmo sendo 18º desfile que ele participa. Este ano a Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza vai contar com cerca de 70 componentes utilizando o tradicional uniforme da Guarda Inglesa, número bem superior ao último desfile, quando eram apenas 15 pessoas na formação da banda.
OPORTUNIDADE
A banda do Cristóvão além de proporcionar aos estudantes a chance de aprender a tocar um instrumento, abre portas para a vida profissional. Conforme aponta Antônio, “muitas pessoas que passaram pela banda do Cristóvão, hoje são músicos profissionais em orquestras, no exército ou lecionando música.” Ele ainda complementa, “quero proporcionar aos novos integrantes da banda as oportunidades que tive quando comecei aqui. (Banda do Cristóvão)”
Confira as instituições que participam do Desfile de Sete de Setembro:
- Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer;
- Escola de Educação Infantil Vovó Lú;
- Colégio Murialdo, Rede Educar;
- E.M.E.F. Pe. João Schiavo;
- Ação Comunitária Empresarial de Caxias do Sul;
- E.M.E.F. Profª Ester Justina Troian Benvenutti;
- Associação dos Pais Amigos Futebol;
- Colégio São Carlos;
- Ins. Est. de Ens. Cristóvão de Mendoza;
- ONG Construindo Igualdade;
- E.E.E.F. José Venzon Eberle;
- Associação CAE Beltrão de Queiróz;
- E.M.E.F. Fioravante Weber,;
- Santos Caxias do Sul;
- 16º Distrito Escoteiro;
- E.M.E.F. Emy de Zorzi;
- Núcleo Bandeirante irmão Bonifácio e Grupo Guarani;
- E.M.E.F. Fermino Ferronato;
- E. Ens. Médio Impulso ao Saber;
- Escola Bíblica Dominical Estrela da Manhã;
- E.M.E.F. Zelia Rodrigues Furtado;
- E.E.M. Melvin Jones;
- E.M. Esp. Ens. Médio Helen Keller;
- Sociedade dos Surdos de Caxias;
- E.M.E.F. Governador Roberto Silveira;
- E.M.E.F. Ruben Bento Alves;
- E.E.E.M. Maria Araci Trindade Rojas;
- E. Adventista de Caxias;
- Clube de Desbravadores 7ª e 8ª região;
- Clube de Aventureiros;
- E.M.E.F Presidente Castelo Branco;
- E.M.E.F Eng.º Mansuelo Serafini;
- E.E.E. Médio Santa Catarina;
- 3º GAAAé, Ass. dos Artilheiros Antiaéreos;
- 12ª Batalhão de Polícia Militar;
- Guarda Municipal;
- 5º Comando Regional de Bombeiros;
- Instituto Geral de Perícia;
- 5ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal.