O desempenho da economia de Caxias do Sul no mês de janeiro caiu ligeiramente -0,2% se comparado a dezembro do ano passado. O setor de serviços puxou a queda, com -12,5%, juntamente com o comércio, que retraiu -3,1%, enquanto a indústria avançou 7,5%. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, verifica-se crescimento de 8,1%. O setor de serviços cresceu 19,5% e a indústria 4,9%, enquanto o comércio caiu -1,5%.
Os dados foram divulgados pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nesta terça-feira (19). A diretora de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Maria Carolina Gullo, avalia que o resultado negativo em comparação a dezembro do ano anterior é algo natural nos setores de serviço e comércio – que têm resultados maiores em virtude do Natal. “Janeiro é um mês de férias em que muitas pessoas deixam a cidade e há consequente diminuição do consumo local“, pontua. Por outro lado, o crescimento da área industrial na comparação com dezembro, apesar do último mês do ano ter uma base fraca, não deixa de ser ressaltado pelo diretora da CIC.
Maria Carolina também destaca o bom desempenho do mercado de trabalho caxiense nesse início de ano. Puxados pela indústria e agropecuária, mais de 1,7 mil postos de trabalho foram criados na cidade em janeiro. “O mercado inicia o ano comprador de mão de obra, o que é bastante positivo e vai aumentar a massa salarial na cidade e no futuro vai impactar positivamente também em comércio e serviços“, projetou.
Até mesmo um cenário negativo com queda de exportações e aumento das importações em Caxias, é visto como copo meio cheio pela economista. “O aumento das importações foi no ramo de máquinas e equipamentos o que representa que as empresas estão modernizando e investindo os parques industriais e setores produtivos. Isso deve refletir em mais emprego e melhor desempenho da economia nos próximos meses“, explicou.