Política

Descaso: Moradores pedem socorro ao poder público para resolver problemas nos bairros de Caxias

Na Zona Norte da cidade uma placa chama a atenção de eleitores e pedestres.

Foto: Especial RSCOM
Foto: Especial RSCOM

O descaso do poder público com os bairros de Caxias do Sul está chamando a atenção dos moradores de muitos pontos da periferia da cidade. Ruas esburacadas, calçadas com problemas e sem fiscalização, abandono dos parques e praças públicas são algumas das reclamações da comunidade caxiense.

Um dos casos que chamou a atenção da reportagem do Portal Leouve neste domingo (12), é a situação da região do bairro Forqueta, Zona Oeste de Caxias, lá os moradores estão sofrendo com o abandono da praça da área verde existente na Rua Ricardo Zucolloto, próximo ao número 580.

Conforme relato de moradores o local ultimamente tem sido frequentado por usuários de drogas e desocupados que afastam as famílias e as crianças que deveriam fazer uso dos poucos brinquedos que ainda não foram depredados pelos vândalos.

Foto: Especial RSCOM

Segundo o morador Mário Diaz, que reside próximo ao local, diariamente os moradores são testemunhas da falta de segurança e descaso do poder público com a área. “Tem muito lixo espalhado, baderna a noite inteira e até atos sexuais somos obrigados a presenciar quase que diariamente. Não temos apoio da Brigada Militar e nem da Guarda Municipal.

Uma manifestação está sendo organizada pelos moradores do bairro Forqueta, no início da noite deste domingo (12), às 19h30min, para chamar a atenção do poder público sobre a falta de atenção e segurança no local. “É uma área onde moram muitas família. Não da mais para aguentar”, lamenta.

Bairro Século XX
Outro ponto complicado e que merece uma atenção do poder público é a Rua Giovani Antunes, principal via de ligação do bairro Seculo XX com o Mariland, e outros bairros da Zona Norte, próximo a região do São Ciro.  Ali flagramos uma obra realizada pelo Samae nas últimas semanas, e que foi abandonada sem que o buraco, tanto da rua, quanto da calçada fossem devidamente tapados.

Foto: Especial RSCOM

Os veículos que passam pelo local são obrigados a trafegarem na contra-mão para evitar cair na cratera deixada após a obra. Já os pedestres que passam pelo local não conseguem caminhar tranquilamente por causa das pedras e dos restos de materiais abandonados do lado da via, com o risco de alguém se machucar ao tentar enfrentar os obstáculos existentes no local.

Bairro Cruzeiro
Um outro caso de abandono fica no Travesão Solferino, entre os bairros Cruzeiro e Vila Leon, Zona Leste de Caxias. Ali cerca de 20 famílias convivem diariamente com a dificuldade da falta de calçamento de aproximadamente 50 metros da via, que ficou sem conclusão desde o calçamento da via no ano de 1996.

De acordo com a moradora Maria Aparecida Nascimento, que mora no local, já foram feitos diversos pedidos de calçamento, os moradores já teriam participado de inúmeras reuniões com a associação de moradores do bairro, mas até agora nada foi feito.

Foto: Mauro Teixeira

“Eles (prefeitura), fazem todo o tipo de alegação que trava a realização da obra. Primeiro era uma casa que estaria atrapalhando, depois era pelo fato que faltava dinheiro para a conclusão, e agora por último disseram que um poste tem que ser removido pela RGE, para que o asfalto seja concluído. A gente não sabe mais a quem recorrer”, desabafa.

Bairro Charqueadas
Para se defender dos buracos os, os moradores da rua dos Girassóis, no bairro Charqueadas, Zona Oeste de Caxias, improvisaram uma espécie de sinalização para chamar a atenção dos motoristas e também dos eleitores que passam pela via esburacada.

Foto: Especial RSCOM

Cansados de esperar por uma solução do poder público, algumas pessoas se reuniram e montaram uma espécie de “cone”, e junto com um cartaz com a seguinte pergunta: “Cade a prefeitura e o presidente do bairro?”