Comportamento

Descaso da população em relação a Dengue preocupa a Vigilância Ambiental de Caxias do Sul

Foto: Vigilância Ambiental/ Divulgação
Foto: Vigilância Ambiental/ Divulgação


A Vigilância Ambiental de Caxias do Sul realizou a primeira edição do Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti (Lira) em 2022. Trata-se de um método de amostragem para observar os índices de infestação predial, de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes do mosquito.

O percentual preconizado é de 1%, o Lira apontou que Caxias do Sul atingiu 1.9% de infestação, o trabalho resultou na coleta de 196 amostras de larvas, pupas e até mosquitos adultos. Caxias do Sul já registra 52 focos do mosquito Aedes aegypti neste ano. De acordo com a diretora técnica da Vigilância Ambiental em Saúde, Sandra Tonet, este percentual do mês de janeiro, havia sido atingido em junho do ano passado, situação que acendeu um alerta à equipe.

“O maior número de focos que hoje estão sendo encontrados, são em residências, são residências que moram famílias, são residências que nos recebem, então assim, a gente precisa realmente tomar consciência de mudança de comportamento já, porque se a gente não tiver uma mudança de comportamento e continuar nesse número crescente de focos nós vamos estar com um grande risco de estar trazendo a doença pro nosso município.”

Sandra comentou que o número de focos é registrado para um endereço, porém, no mesmo local a equipe encontra, geralmente, de cinco a seis focos, ou seja, se fossem contabilizados por focos, Caxias do Sul passaria já dos 500. Na maioria das vezes, são casos reincidentes, por isso, não há mais diálogo com esses proprietários, haverá aplicação de multas e estas ficam em dívida ativa com o município.

A diretora lembra que a limpeza do pátio e das casas é de responsabilidade do morador.

“A Vigilância Ambiental não vai estar passando nas casas pra fazer limpeza de pátio, a vigilância foca no desenvolvimento de orientação e objetivo de prevenção, eu não vou entrar na casa dessas pessoas pra tirar lixo, pra destruiu a situação que está lá, mas o que que a gente pede? a gente pede que a população que está sendo orientada que tenha essa mudança, a pessoa é responsável pelo seu pátio.”

Ainda, ela comentou que Caxias do Sul está infestada pelo mosquito adulto, há uma super lotação de mosquitos sobrevoando a cidade. O cuidado deve ser de todos já que a dengue, além de gerar diversas doenças, mata.

Inseticida

A Vigilância Ambiental está realizando uma aplicação de inseticidas nos bairros com maior incidência de focos. Nos bairros Cruzeiro e Pioneiro já foram aplicados. De acordo com Sandra Tonet, antes de ser passado o produto é feito um trabalho de orientação pelas ruas, já que as casas não podem estar de janelas abertas e as roupas não devem estar estendidas. A equipe passa entre 06h e 07h30 da manhã, em dias de tempo bom.