Uma situação tem sido recorrente no centro de Bento Gonçalves. Um dos contêineres instalados para a separação de lixo orgânico na Rua Cândido Costa, é simplesmente ignorado pela população.
É comum ver uma grande quantidade de lixo descartada de forma inadequada, ao lado do contêiner. A situação retrata uma total falta de respeito por parte da população e também falta de fiscalização do poder público, já que se trata de uma cena recorrente.
Além de gerar transtornos aos pedestres que passam pelo local, que é uma via bastante movimentada, a poluição gera também bastante incomodo a empresários que possuem seus negócios nas proximidades:
“Fica feio até pra gente essa situação. Os clientes passam perto da loja e vêem essa sujeira, que não é culpa nossa mas acaba prejudicando. A gente já denunciou pro 0800 da prefeitura mas não fiscalizam, não multam, por que toda a semana isso acontece”, afirmou a gerente de uma loja situada na via.
Leia mais:
A prefeitura afirma que a Secretaria de Meio Ambiente faz a verificação do local e orienta tanto moradores quanto estabelecimentos próprios a respeito da separação correta de resíduos. A Secretaria afirma também que é feita a fiscalização dos serviços da empresa contratada e orienta as pessoas a denunciarem este tipo de situação ao Setor da Fiscalização pelo 3055-7211.
O recolhimento seletivo de resíduos é feito por uma empresa terceirizada em Bento Gonçalves, a RN Freitas, que segundo informações repassadas pela prefeitura, ocorre de segunda a sábado a partir das 7h para o lixo reciclável e a partir das 17h para o lixo orgânico.
A RN Freitas afirma que segue rigorosamente os serviços de coleta seletiva e pede que a população colabore com a destinação adequada de resíduos.