Comportamento

Descarte irregular de lixo causa revolta em moradores do bairro Nova Roma, em Flores da Cunha 

Em contato com a prefeitura, afirmaram não saber deste descarte

Fotos: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM
Fotos: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM

Moradores do bairro Nova Roma de Flores da Cunha enfrentam as consequências do descarte irregular de lixo já tem um tempo. Pneus, sofás, resto de móveis, entulhos de construção e até mesmo animais mortos estão sendo descartados de forma irresponsável em área verde.

No local os moradores do bairro, relataram não saber mais o que fazer para que essa situação seja resolvida.

“Tentamos resolver de diversas formas, mas os descartes não param, tem coisas que estão ali faz muito tempo e algumas que o pessoal descarta todo sábado. No começo a gente recolhia, mas é muita coisa e as pessoas não tem respeito. Fizemos denúncias, falamos com vereadores, mas nada foi feito. Adianta fazer campanha pra dengue, sendo que temos muitos pneus descartados a céu aberto armazenando água?”, desabafa morador que não quis se identificar.

Recentemente houve uma ação no bairro Nova Roma promovida pela Secretaria da Saúde onde foram recolhidos tonéis, garrafas, pneus, sucatas, vasilhas, sofás, camas, cadeiras e armários.

Em contato com a prefeitura, afirmaram não saber deste descarte. “Não é do nosso conhecimento esse local com descarte irregular de resíduos, estamos sabendo agora deste ponto. A coleta de volumosos a gente tem toda quinta-feira, é só telefonar agendando o local e o caminhão passa e recolhe. Pneus também, é só ligar aqui que a associação dos recicladores recolhe e da a destinação correta, então não é por falta de opção de dar um destino correto é irresponsabilidade da pessoa que está jogando ali. Se a pessoa esta jogando em um terreno particular o que o município pode fazer é notificar o proprietário para que mantenha o terreno limpo. Mas muitas vezes não é ele que esta colocando resíduo ali. Não temos como chegar em uma pessoa e autuar, por que para autuar por descarte irregular tem que ter provas de que foi essa pessoa e nesse caso é muito difícil a gente conseguir provas de que foi fulano. É bem a conscientização mesmo da população e isso a gente esta trabalhando bastante” relata Franciele Zorzi Diretora de Meio Ambiente.

Franciele também disse estar surpresa em saber que há um local com descarte irregular de resíduos justamente no bairro Nova Roma onde teve esse trabalho de conscientização sobre o descarte correto no mês de abril.

A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente Rosiane Machado Pradella diz que precisa entender melhor o caso. “Primeiro a gente tem que entender se é um lote privado ou se é um lote público, se é do município ou se é de uma pessoa. Quando o lote é privado a responsabilidade de cuidar e de manter é do proprietário, não da prefeitura. A prefeitura recebe denuncias, pode notificar os proprietários para que eles tomem conta do que é de responsabilidade deles. Estamos sempre abertos a ouvir a população e ajudar a resolver as situações. Tenho certeza que ninguém gosta de ter lixo do lado da sua casa e também tem muita gente preocupada com a dengue, mas também não é só por que tem dengue que a gente tem que cuidar “.

Confira como fazer o descarte correto de resíduos:

Descarte de resíduos volumosos

Os resíduos volumosos, tais como mesa, sofá, cama, cadeira, colchão e móveis em geral, são recolhidos todas as quintas-feiras, mediante agendamento pelos telefones (54) 9 9669.0228 ou 0800 970 9754. Estes itens não devem ser deixados junto aos contêineres da coleta seletiva. Ao necessitar do descarte, agende um horário e garanta a destinação correta.

Descarte de vidros

Os vidros devem ser colocados em uma caixa de papelão e após dentro do contêiner. Os vidros descartados soltos do lado de fora dos contêineres não serão recolhidos.

Descarte de pneus- ARA Flores

Entre em contato e agende seu horário pelos fones: (54) 99993.6925 ou (54) 996125381.

Texto e fotos: Rafaela Grandi / Grupo RSCOM