A Polícia Civil por meio da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Interestadual, que identificou e desmantelou uma organização criminosa responsável por aplicar diversos golpes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos Bairros Planalto, Cristo Redentor e Lourdes em Caxias do Sul e em Flores da Cunha, sendo apreendidos seis veículos que estavam em poder dos criminosos, além de outros objetos de procedência ilícita.
Conforme a Polícia Civil, a investigação durou cerca de sete meses e contou com a troca de informações e com o apoio da base operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul. Durante o período, foram realizadas prisões e abordagens de veículos em posse dos membros da organização, sendo identificada a participação de 18 integrantes, cada um com uma função hierárquica definida. Ainda assim, estima-se que o grupo tenha lucrado cerca de R$ 1,5 milhão com os golpes. O líder da quadrilha, encontra-se preso por força de prisão preventiva referente a golpe aplicado em São Sepé
Como aconteciam os golpes
O grupo, especializado em golpes para adquirir caminhões em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, monitorava sites de anúncios de veículos e procediam a negociação com as vítimas, simulando depósitos em conta corrente, com o artifício de envelopes vazios em terminais de autoatendimento. As vítimas acreditando no comprovante, realizavam a transferência de seus veículos para os criminosos, que posteriormente levavam à Serra Gaúcha para revenda a terceiros. Com os lucros dos crimes, os eles adquiriam bens em seus nomes.
Durante a investigação, foram apreendidos oito veículos e efetuadas oito prisões em flagrante, bem como foram identificados pelo menos 20 estelionatos nas cidades de Caxias do Sul, Ijui, Barra do Ribeiro, São Bento do Sul, Bento Gonçalves, Butiá, Giruá, Santana do Livramento, Sananduva, Guaporé, Santa Maria e Boqueirão do Leão no RS, e também nos municípios catarinenses de São Domingos, Rio do Sul, Lages, Benedito Novo, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú.