Bento Gonçalves

Desafios regionais são discutidos no CIC-BG no Agenda 2020

Desafios regionais são discutidos no CIC-BG no Agenda 2020

Debater os desafios regionais em busca da transformação da realidade do Rio Grande do Sul. Este foi o objetivo do encontro proporcionado pelo Agenda 20/20, movimento que reúne diversos segmentos da sociedade gaúcha, chegou a Bento Gonçalves nesta terça-feira, 31, no salão de eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).

Na ocasião, foram apresentadas algumas tendências globais e o panorama socioeconômico da região e do Estado, através da Sinaleira 2020. A ferramenta é utilizada para mostrar mais de 50 indicadores, os quais estão divididos nas cores vermelho, amarelo e verde, simbolizando o que deve parar, o que deve melhorar e o que deve prosseguir, respectivamente.

A partir desses dados, representantes de entidades, do setor empresarial, de universidades, do poder público, entre outros organismos devidamente credenciados foram  convidados a propor ideias a serem implementadas no Estado, que foram inclusive apresentadas aos pré-candidatos ao governo estadual.

Humberto Busnello fala sobre os desafios regionais (Foto: divulgação)

De acordo com o presidente da Polo/RS Agência de Desenvolvimento e da Agenda 2020, Humberto Busnello, a Agenda 20/20 surgiu em 2006 com o propósito de criar uma agenda estratégica a fim de traçar os rumos de desenvolvimento para serem adotados pela iniciativa privada e pelo poder público desde aquele ano até 2020. Uma das maiores conquistas do movimento foi a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, no final de 2015.

A intenção do grupo é transformar o Estado por meio de informação qualificada, de mobilização da sociedade e de ações conjuntas para o bem comum. Tudo a partir de indicadores e dados socioeconômicos e encontros com a sociedade para construção de estratégias coletivas em mais de 10 áreas, entre elas agronegócio, desenvolvimento regional, educação, gestão pública, infraestrutura, inovação e tecnologia, saúde e segurança. Além do CIC-BG, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) é parceira nesta atividade da Agenda 20/20.