Os deputados federais e estaduais que desejam mudar de partido para concorrer às eleições 2018 têm até a meia-noite desta sexta-feira, dia 6, para efetuar a troca sem perder o mandato. Amanhã, sábado, chega ao fim o período para que governadores, prefeitos, ministros e secretários que vão disputar outros cargos renunciem ao atual.
Em Caxias do Sul, o fim da janela partidária foi marcado por duas mudanças. Nesta semana, Antônio Feldmann, ex-prefeito da cidade, confirmou a saída do MDB e ingressou no PSD para concorrer a deputado federal. Outro que mudou de partido é o atual vice-prefeito, Ricardo Fabris de Abreu. Fabris, que iniciou o ano no PRB, deixou a sigla após um desentendimento com o prefeito Daniel Guerra e chegou a ingressar no PSD, mas também saiu do partido. Hoje, ele assinou a ficha e deve concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa ou até mesmo na Câmara dos Deputados pelo Avante 70.
Já o fim do prazo para descompatibilização fez que com o Deputado Federal Mauro Pereira (MDB) voltasse antes da Câmara dos Deputados. O deputado é suplente da bancada emedebista e precisa sair em função do retorno dos titulares e colegas de partido Márcio Biolchi e Giovani Feltes, que integravam o governo Sartori.
Mudanças no Governo do Estado
O prazo para descompatibilização gerou mudanças no governo Sartori. Os novos titulares foram anunciados em um evento nesta quinta-feira, dia 5. O novo secretário-chefe da Casa Civil é Cleber Benvegnú, antes titular de Comunicação, que assume no lugar de Fábio Branco. O secretário adjunto será João Carlos Mocellin, então chefe de Gabinete do governador. A Secom passa a ser liderada por Isara Marques, antiga diretora-geral da pasta, ao lado do novo adjunto Tiago Dimer, que permanece na função de diretor de Publicidade.
Em quatro pastas, os adjuntos viraram titulares: no Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa assume no lugar de Carlos Búrigo; no Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana substitui Márcio Biolchi; na Saúde, Francisco Paz vai para o cargo de João Gabbardo dos Reis; e na Fazenda, Luiz Antônio Bins fica na vaga de Giovani Feltes de forma interina. Melissa Custódio, que era chefe de Gabinete de Búrigo, agora é adjunta da SPGG.
Na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, Sandro Boka vai ficar interinamente no lugar de Fabiano Pereira. Sartori também anunciou Urbano Schmitt como novo presidente da CEEE, no lugar de Paulo de Tarso Pinheiro Machado, e Iberê Orsi na presidência na Emater, substituindo Clair Tomé Kuhn.
Pré-candidatos em Caxias
As eleições já movimentam possíveis candidatos em Caxias do Sul. Confira a lista de pré-candidatos. Algumas candidaturas ainda depende das convenções partidárias. A homologação deve ocorrer somente entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, quando serão realizadas as convenções partidárias.
Câmara dos Deputados
Mauro Pereira (MDB)
Rodrigo Beltrão (PT)
Neri, o Carteiro (SD)
Assis Melo (PCdoB)
Paula Ioris (PSDB)
Alceu Barbosa Velho (PDT)
Antônio Feldmann (PSD)
Antônio Goldenberg (PTC)
Mauro Pereira (MDB)
Assembleia Legislativa
Edson da Rosa (MDB)
Carlos Búrigo (MDB)
Pepe Vargas (PT)
Denise Pessôa (PT)
Renato Nunes (PR)
Ovídio Deitos (PP)
Ithamar Sitta (PSDB)
Tibiriçá Vianna Maineri (PRB)
Edson Nespolo (PDT)
Vinícius Ribeiro (PDT)
Kiko Girard (PSD)
Renato Oliveira (PCdoB)
Olívio Deitos (PP)
Carla Pacheco (PTC)
Maurício Marcon (Novo)
Alexandre Moroso (Novo)
*A reportagem não conseguiu contato com o PSC, com o Democratas, com o PSL, com a Rede Sustentabilidade e com o Patriotas. O Democratas e o PRB não responderam aos contatos da reportagem.