A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que os recursos federais anunciados pelo deputado federal Nereu Crispim (PSL) para Caxias do Sul não constam no sistema do Fundo Nacional de Saúde. Em 19 de julho, o parlamentar, ao lado do vereador Rafael Bueno (PDT), anunciou verba de R$ 250 mil para o Hospital Geral e Virvi Ramos, totalizando R$ 500 mil. O procedimento para inclusão da verba deve ser realizado pelo deputado, porém o processo ainda não deve ter sido finalizado e, por isso, o recurso não aparece no site do Fundo Nacional.
Para liberação de recursos federais provenientes de emendas, o procedimento administrativo deve ser encaminhado pelo parlamentar que acessa o Fundo Nacional de Saúde, através de uma senha exclusiva, e cadastra o indicativo de proposta para o CNPJ do Fundo Municipal de Saúde de Caxias do Sul. A partir da finalização desse processo pelo parlamentar, com o preenchimento de todos os dados necessários, é que a emenda aparece no site do Fundo Nacional, possibilitando a SMS, com a senha do Fundo Municipal, informar a proposta e o hospital indicado pelo parlamentar. Até esta sexta-feira (02), o recurso anunciado não aparece na relação de emendas para a cidade.
“Toda a verba para a rede pública de saúde de Caxias do Sul é bem-vinda, porém esse procedimento administrativo precisa ser respeitado e concluído para que possamos ter acesso ao valor, de acordo com o padrão adotado em todas as emendas parlamentares. É importante esse esclarecimento para a população e também para os próprios parlamentares para que o processo seja agilizado e os recursos cheguem para Caxias do Sul”, explica o secretário da Saúde, Júlio Freitas.
A SMS já entrou em contato com a assessoria do deputado quanto ao indicativo dos recursos federais, porém não obteve retorno da responsável que está em recesso.