Política

Deputado Gabriel Souza (MDB) assume presidência da Assembleia Legislativa do RS

Foto: Joel Vargas, divulgação
Foto: Joel Vargas, divulgação

A manhã desta quarta-feira (3) marcou a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que, a partir de hoje, é presidida por Gabriel Souza, do MDB. Ernani Polo, que estava à frente da Casa até o dia 31 de janeiro, continua na mesa, mas com outra função. Ele, agora, é o segundo secretário. O evento teve a presença do governador Eduardo Leite e dos ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori.

A posse e votação, de maneira híbrida (com parlamentares e convidados presentes e outros online), ocorreu entre 10h e 12h no Plenário 20 de Setembro. Por imensa maioria, 50 votos favoráveis e apenas um contrário, o de Luciana Genro (Psol), a chapa encabeçada pelo deputado Gabriel Souza foi empossada. Antes, o termo de transmissão de cargo foi assinado por Polo e Souza.

Pronunciamento
Em seu primeiro pronunciamento como chefe do Poder Legislativo, Gabriel Souza frisou o papel do parlamento como representante da população. “Não em sentido formal, técnico, normativo – e nem mesmo estritamente constitucional”, disse. “Falo em seu sentido popular, como pertencimento, delegação e verdadeira materialização da vontade social”.

Para o parlamentar, apesar da crise de representação que se vive hoje, o povo deseja e precisa ser representado, porém “de verdade” e não como no tempo “das instituições encasteladas, dos políticos isolados, das redomas corporativas, das ideologias cegas ou das burocracias mofadas”.

O novo presidente prometeu uma Assembleia Legislativa mais dinâmica, participativa, digital e atenta às mudanças sociais. Disse que abrirá novos meios de comunicação e participação da comunidade, por meio de suas plataformas online, e ficará mais vigilante nas discussões que interessam à sociedade.

Dirigindo-se aos presidentes que o antecederam, Ernani Polo (PP) e Luís Augusto Lara (PTB), e ao que o sucederá, Valdeci Oliveira (PT), ressaltou os acertos da gestão compartilhada e assegurou que daria continuidade aos trabalhos na área da competitividade, assim como ao Cresce RS e a iniciativas para o desenvolvimento econômico e social.

Ao governador Eduardo Leite, explicou que sua proposta não se resumia a “uma dinâmica de digitalização ou à criação de um app” e afirmou ser preciso repensar o modo de ver o Estado. Disse que o atual governo, ao manter a lógica de responsabilidade fiscal adotada pelo governo Sartori, do qual foi Líder na Casa, abria caminho para uma revisão ainda mais profunda do modelo de Estado. “E a pandemia, sem dúvida, nos ajudou a enxergar isso de maneira ainda mais clara”, declarou.

Ele aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais de saúde com atuação na linha de frente no combate à pandemia e aos pesquisadores que enfrentaram o negacionismo em defesa da ciência, lembrou dos trabalhadores e empresários que perderam seu sustento pela quebra da economia e pediu um minuto de silêncio em respeito aos mais de 10 mil gaúchos e gaúchas vítimas da Covid-19.

Concluiu seu discurso com um trecho do pensamento do filósofo e economista Francis Fukuyama: “Será que a existência da decadência política em democracias modernas significa que o modelo geral de um regime equilibrado entre Estado, lei e responsabilidade sofreu alguma falha fatal? Esta não é, de maneira nenhuma, minha conclusão: todas as sociedades, autoritárias e democráticas, estão sujeitas à decadência com o tempo. A verdadeira questão é sua capacidade de se adaptar e, por fim, se corrigir.”

A sessão foi encerrada com a execução do Hino Rio-Grandense, interpretado pelo deputado Luiz Marenco (PDT) e Carlos D’Lucka, acompanhados por Anderson de Oliveira.

Titulares da Mesa Diretora
Presidente: Dep. Gabriel Souza (MDB)
Primeira Vice-Presidente: Dep. Kelly Moraes (PTB)
Segundo Vice-Presidente: Dep. Luiz Marenco (PDT)
Primeiro Secretário: Dep. Valdeci Oliveira (PT)
Segundo Secretário: Dep. Ernani Polo (PP)
Terceira Secretária: Dep. Franciane Bayer (PSB)
Quarta Secretária: Dep. Zilá Breitenbach (PSDB)

Suplência da Mesa Diretora
1ª Suplente de Secretária: Patricia Alba (MDB)
2° Suplente de Secretário: Dep. Airton Lima (PL)
3° Suplente de Secretário: Dep. Sergio Peres (REPUBLICANOS)
4° Suplente de Secretário: Jeferson Fernandes (PT)

Perfil e Trajetória Política de Gabriel Souza
Liderança jovem do Movimento Democrático Brasileiro, o deputado Gabriel Souza assume a nesta quarta-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa. Aos 37 anos, está em seu segundo mandato. Foi reeleito em 2018 com a maior votação de sua bancada (52.953 votos) e na 12ª posição com maior votação geral para a 55ª Legislatura, exerceu no primeiro mandato a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de 2016 a 2018 foi líder do governo na Casa, sendo um dos deputados mais jovens a assumir o cargo. Também respondeu pela liderança da bancada estadual do MDB.

Como parlamentar, é autor de leis ligadas à proteção animal, à educação, à segurança e ao bem-estar dos cidadãos. Defende a redução do tamanho do Estado, entendendo que o caminho é a construção de um “Estado necessário”, priorizando os serviços essenciais, como saúde, segurança, educação e infraestrutura.

Antes de ser eleito para a ALRS, em 2014, foi líder estudantil, presidente da Juventude do MDB-RS, presidente da Juventude Nacional do partido e integrante do Conselho Nacional de Juventude do Governo Federal. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí e secretário-geral da Associação dos Médicos Veterinários do Litoral Norte.

Gabriel Vieira de Souza é natural de Tramandaí, onde nasceu em 2 de janeiro de 1984. É médico veterinário, empresário e mestre em Direito e Cidadania.

A trajetória política
Juventude MDB
Presidente JMDB Município de Tramandaí
Presidente Estadual JMDB
Presidente Nacional JMDB
Terceiro mandato como Secretário Geral MDB/RS
Primeiro Secretário da Executiva Nacional
Membro do Conselho Curador da FUG/BR
Candidato a Deputado Estadual em 2010, fez 26.895 votos e assumiu um mês o mandato
Eleito Deputado em 2014 com 39.998 votos
Presidente da CCJ
Líder da bancada
Líder do Governo 2016 a 2018
Reeleito Deputado Estadual com 52.953, o mais votado da bancada da MDB
Presidente da Assembleia em 2021

Confira a íntegra do pronunciamento de Gabriel Souza CLICANDO AQUI.