Brasil

Deputado federal Carlos Gomes assumirá secretaria no governo do RS

Parlamentar do Republicanos deverá comandar a pasta de turismo

Deputado federal Carlos Gomes assumirá secretaria no governo do RS
Carlos Gomes (Republicanos) assumirá a pasta da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária | Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputado

Atual líder da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, Carlos Gomes (Republicanos) assumirá a Secretaria de Turismo do governo de Eduardo Leite (PSDB). A pasta é atualmente comandada por Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

Num primeiro momento Carlos Gomes iria assumir Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, mas como a pasta é liderada por Fabrício Peruchin (União Brasil), o comando político do governo estadual preferiu manter o nome de um dos partidos aliados, e tirar do cargo um nome de padrão técnico, como é o atual secretário de turismo.

Para assumir o novo posto, o parlamentar pedirá afastamento do Legislativo e a sua cadeira será ocupada pelo primeiro suplente Ronaldo Nogueira (Republicanos), ex-ministro do Trabalho no governo do ex-presidente Michel Temer. Na coordenação da bancada, a atual vice Any Ortiz (Cidadania) deverá ser a substituta.

Atuação do Turismo – Novo secretário Carlos Gomes

A Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul foi criada pela Lei Complementar nº 15.595 de 19 de janeiro de 2021. Tem como objetivos coordenar e executar a política estadual do Turismo, visando ao desenvolvimento econômico e à geração de emprego e renda e também fortalecer o Estado como destino nacional e internacional, ampliando os fluxos turísticos e a permanência de visitantes no Estado. São prerrogativas da Secretaria: desenvolver o turismo como vetor para o crescimento econômico regional, fomentando a preservação ambiental, a responsabilidade social e o fortalecimento da identidade e dos valores culturais, bem como promovê-lo em território nacional e internacional.

A Secretaria de Turismo atua em cooperação com os municípios com foco em desenvolver economicamente o turismo em todas as regiões do estado. A cooperação pode ocorrer também com associações e empresas do setor, na identificação de recursos, no apoio técnico, na avaliação de impacto e no acompanhamento da implantação de projetos que visem ao fomento do turismo regional e local.

Também está no escopo da Secretaria de Turismo a captação de recursos financeiros e a promoção do intercâmbio de políticas públicas que visem ao fortalecimento da estratégia estadual de Turismo.