A Deputada Estadual, Francis Somensi (REPUBLICANOS) comentou sobre os decretos que foram divulgados durante a semana na Serra Gaúcha. Para ela, todos os decretos visam auxiliar a população no combate a pandemia, preservando a saúde e também visando uma retomada da economia. Ela diz que tem participado de diversas reuniões regionais com prefeitos e lideranças e propõe um alinhamento dos decretos nas cidades da Serra abrangendo toda a região.
Ela usou como exemplo a proposta em Farroupilha que limita a ida de apenas uma pessoa por família, assintomática e fora do grupo de risco, às compras no comércio local quando houver necessidade e de que isso poderia servir de exemplo para outras cidades.
Por outro lado, ela cita Caxias do Sul, que proibiu o consumo de bebida alcoílicas em locais públicos. Conforme Fran, não há justificativas para as pessoas estarem nas praças e postos consumindo bebidas. Medida que, conforme ela, poderia ser adotada em outras cidades.
Ela também comentou sobre as restrições diferentes e os seus impactos.
“Podemos citar como exemplo o comércio em Farroupilha, que deve fechar às 17h, já em Caxias, ele está liberado para funcionar até às 21h. O que pode acontecer: Farroupilha fechou, o pessoal vai até Caxias. Talvez se a gente conseguisse unificar essas ações, teríamos um resultado mais eficiente”, disse.
O que ela tem proposto nas conversas com os prefeitos é a criação de um Plano Regional, com uma grande campanha de conscientização para a população.
A ideia, é evitar uma nova ida da Serra para a bandeira vermelha no plano de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul, mantendo o atendimento do comércio e dos serviços, ao mesmo tempo em que se busca investimentos em saúde. O anúncio das novas bandeiras deve ser feito nesta sexta-feira (26), pelo Governador Eduardo Leite.