A Prefeitura de Caxias do Sul avançou mais uma etapa na regularização fundiária do loteamento Monte Carmelo. Na terça-feira (02), a equipe técnica da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) esteve vistoriando a área do núcleo.
A vistoria multidisciplinar faz parte do processo de regularização fundiária. A partir desta etapa são feitos os diagnósticos em relação à gleba. O Monte Carmelo é o maior Núcleo Urbano Informal do Município e teve Reurb instaurada na modalidade Interesse Social. Em março deste ano, o Prefeito Adiló Didomenico assinou o início do processo de Reurb das primeiras quadras da área do loteamento. Inicialmente, 45 famílias serão beneficiadas com o processo legal de regularização, que compreende a área de três lotes. Os projetos foram desenvolvidos pela Balen Regularizações, escritório contratado pelas famílias, de forma voluntária.
Segundo o titular da SMU, Carlos Giovani Fontana, os próximos passos são adequações no projeto urbanístico e complementações nos laudos ambientais. O Monte Carmelo aguarda pela regularização fundiária há cerca de 20 anos. Ao todo são 958 lotes, de 34 quadras, em um total de mais de 4 mil pessoas.