Caxias do Sul

Demanda da UPA Zona Norte aumenta 20% após fechamento do Postão, em Caxias

Demanda da UPA Zona Norte aumenta 20% após fechamento do Postão, em Caxias

Prestes a completar uma semana de fechamento do Postão 24 horas para reformas, a demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Caxias do Sul teve aumento de 20%. A procura por consultas e situações de urgência e emergência é reflexo do primeiro fim de semana sem o centro de saúde.

Final de semana teve procura acima da média e filas por atendimento (Foto: Divulgação)

Os dados, levantados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), indicam aumento de 30% no número de atendimentos em relação aos dias 6 e 7 de outubro, quando o Postão ainda estava em funcionamento.

De acordo com a prefeitura de Caxias do Sul, o crescimento da demanda da UPA está dentro do esperado para os seis meses sem funcionamento do Postão 24 horas. A média é de 390 atendimentos diários, dentro da capacidade do estabelecimento de saúde, que é de 450.

Conforme a administração, a UPA 24h não registrou problemas com falta de leitos nos setores de urgência e emergência e de observação. Segundo a Secretaria da Saúde, as vagas da sala vermelha e sala amarela são rotativas, mudando frequentemente de ocupação. Alguns pacientes que ocupam estes leitos aguardam internação hospitalar, outros ficam em observação até melhora do quadro clínico.

O tempo médio de espera para atendimentos eletivos (classificação de risco azul), sem gravidade, foi de três horas.

Com relação às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o levantamento referente ao aumento de demanda não pôde ser feito, pois as unidades não são todas informatizadas. Alguns locais como nos bairros Desvio Rizzo, por exemplo, tiveram aumento. Porém, conforme o município, não houve transtornos.