Farroupilha

Delegado de Farroupilha relembra principais investigações no primeiro semestre de 2023

Algumas ações necessitaram de atenção especial da Polícia Civil nos primeiros seis meses do ano

POLÍCIA CIVIL FARROUPILHA
Foto: Arquivo Leouve

Ao longo do primeiro semestre de 2023 a Polícia Civil de Farroupilha realizou algumas operações que exigiram um trabalho mais minucioso de investigação. Algumas delas ganharam grande repercussão, dos quais podem ser citados como maior relevância a investigação do caso da idosa que foi morta e violentada em um brechó no centro da cidade, a conclusão do caso envolvendo a morte de José Dougokenski, além da situação de maus tratos no lar de idosos do bairro Pio X.

A reportagem do Grupo RSCOM procurou o delegado de Farroupilha, Ederson Bilhan, para tratar destes casos. Ele começou citando a morte de Ana Diva Chaves da Silva, de 64 anos, ela que também foi violentada dentro de seu brechó, na área Central de Farroupilha:

“Em março tivemos um homicídio, onde uma idosa foi executada dentro de um brechó no centro da cidade. Foi um trabalho minucioso de investigação, e pouco mais de uma semana depois nós estávamos com o fato elucidado e o criminosos preso. A investigação ocorreu a partir do conhecimento do fato e diversas atividades de investigação foram desenvolvidas. Análises de imagem, através da quebra de sigilo telemático até que se descobriu quem era o suspeito. Foi pedida a prisão e deferida pelo judiciário e o indivíduo foi preso em Santana do Livramento, visto que ele teria evadido para aquela cidade logo após o fato”, explicou Bilhan.

Relembre o caso:

Em seguida ele relembrou a elucidação da morte de José Dougokenski. O homem foi encontrado morto em fevereiro de 2007 no interior de Farroupilha. Inicialmente seu caso foi concluído como suicídio, porém após a retomada das investigações, a conclusão foi diferente da primeira:

“Tivemos também a elucidação da morte de José Dougokesnki, 17 anos após o fato em razão de um pedido da abertura da investigação que o Poder Judiciário nos passou. Depois de uma extensa e minuciosa investigação a gente concluiu que tinha indícios de autoria da Alexandra Dougokenski, esposa dele na época, seria a principal suspeita, porém ela não foi indiciada visto que incidiu a prescrição. Em razão do tempo o Estado perdeu o direito de punir”, frisou.

Relembre o caso:

Outra situação que chamou bastante atenção do povo farroupilhense foi o caso do Lar de Idosos do bairro Pio X, este que foi investigado por maus tratos e culminou com a remoção de oito idosos do local.

“Uma situação bem delicada com indícios de maus tratos em idosos, em um Lar de Idosos no bairro Pio X, onde após diligências e investigações foi feita uma ação no local onde se constatou indícios de maus tratos pela privação alimentar. No local foi acionado o Ministério Público, os órgãos municipais de saúde e assistência que constataram essa situação e os idosos remanejados”, detalhou o delegado.

Relembre o caso:

Rotineiramente a Polícia Civil também tem trabalhado para coagir os diversos golpes que são aplicados nos dias de hoje. Os mais comuns são o Golpe do Pix e o Golpe dos Nudes. Ederson Bilhan falou também sobre este tipo de investigação:

“Destaco o Golpe do Pix onde pessoas inventam uma história qualquer, seja para vender um produto ou um serviço. Oferecem produtos como se fossem de empresas e solicitam pix para ‘contas laranjas’, então cabe atenção da população em geral, sempre quando for fazer qualquer pagamento via pix, para quem quer que seja, observe o destinatário antes de confirmar a transação”.

Relembre alguns casos:

Para evitar situações dessa natureza, a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Gestão e Governo em parceria com o PROCON e a Polícia Civil, desenvolveram a Cartilha Contra Golpes voltada para alertar e orientar a população.