Comportamento

Definidas ações de restrições de acesso ao Santuário de Caravaggio durante o feriado religioso

A Brigada Militar fará barreiras em pontos estratégicos de Caxias do Sul e Farroupilha

Foto: Divulgação/Neimar de Cesaro
Foto: Divulgação/Neimar de Cesaro

Na última terça-feira, autoridades de Caxias do Sul e Farroupilha reuniram-se para discutir ações de fiscalização e orientação para a Romaria de Caravaggio. As conversas serviram para que fossem traçadas as estratégias para evitar o acumulo de peregrinos no próximo final de semana, 23 e 24, e na próxima terça-feira, 26, quando, deveria ocorrer, de forma física, a romaria.

Ambas prefeituras farão mobilizações para que a população não vá ao Santuário e que assistam as missas pela internet. Não haverão também os serviços de alimentação, banheiros químicos, água e outros. Estas medidas foram tomadas para evitar aglomerações e, assim, frear as contaminações do coronavirus.

Como medidas de segurança, a Brigada Militar de Farroupilha fará bloqueios em, ao menos, três pontos da cidade, para evitar que veículos se desloquem até o santuário. As barreiras estarão na localidade da Busa, nas proximidades do pronto socorro da Unimed e no Distrito de São Marcos. Em Caxias do sul, as ações ocorrerão no viaduto torto, no shopping Iguatemi e no bairro Forqueta.

A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio será exclusivamente virtual. Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano são convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos necessitados. Os devotos são convidados a compartilhar fotos de edições anteriores, ou que mostrem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia, acompanhada da hashtag #caravaggio2020.