Últimas notícias

Defesa Civil Municipal e SMS de Caxias doam colchões para vítimas de enchentes

Objetos eram do PA 24H e foram enviados para a fronteira Oeste do estado. Foto: Divulgação
Objetos eram do PA 24H e foram enviados para a fronteira Oeste do estado. Foto: Divulgação
Objetos eram do PA 24H e foram enviados para a fronteira Oeste do estado. Foto: Divulgação

A Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), junto à Secretaria da Saúde (SMS), intermediou a doação de 42 colchões e cinco travesseiros para vítimas de enchentes na fronteira Oeste do estado. Os colchões eram usados no Pronto Atendimento 24H (PA 24H), fechado para melhorias desde outubro. Os materiais estão em bom estado e foram enviados para Alegrete na manhã desta quinta-feira (17).

A ideia inicial dos servidores da Secretaria da Saúde era repassá-los para a Defesa Civil Municipal, onde ficariam armazenados. Mas, com a carência de doações na região da fronteira, os objetos foram enviados, seguindo as orientações da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Serra quanto às necessidades específicas das regiões atingidas.

A equipe da Defesa Civil caxiense, renovada no dia 02/01, atenderá emergências, mas focará em prevenção. Segundo Paulo Marcelo Pereira de Siqueira, diretor executivo da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, um dos objetivos do ano é antecipar soluções. “Estamos focando na prevenção. Nesses primeiros dias de trabalho, já verificamos possíveis situações de risco e encaminhamos essas demandas para as secretarias responsáveis”, salientou.

A ação teve o apoio do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Caxias do Sul, da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) da Serra Gaúcha e da Defesa Civil do Estado.

Quem quiser doar objetos para as regiões atingidas pelas cheias pode entregá-las diretamente nas prefeituras dos municípios afetados, especialmente em Alegrete, Dom Pedrito, Jaguari, Quaraí, Rosário do Sul e Uruguaiana. Também é possível entregar na Defesa Civil do Estado, na rua Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre, ou ainda nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de todo o Estado, informando que a doação é para a situação de emergência da fronteira Oeste.