O município de Farroupilha segue com alguns pontos sob risco de deslizamento. Uma vistoria da Defesa Civil Nacional e Defesa Civil Estadual nesta quinta-feira (30) em quatro comunidades afetadas constatou essa possibilidade.
Durante a visita, o prefeito Fabiano Feltrin e o vice Jonas Tomazini acompanharam os técnicos do órgão Federal nos locais afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região durante o mês de maio. Também estiveram presentes o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente Nestor Zanonato Filho, e o Engenheiro Civil da pasta Marcos Ranzolin.
A vistoria ocorreu na Comunidade de Sete de Setembro, Linha Machadinho e Linha 30, além de Caravaggio. Todos os lugares registram quedas de barreiras e interdições de estradas ao longo dos últimos 30 dias.
Feltrin comentou sobre a presença dos membros da Defesa Civil Nacional em Farroupilha:
“Foi muito importante termos realizado, de forma conjunta e unificada, essas vistorias. Podemos passar para a Defesa Civil Nacional o tamanho dos estragos em nossa cidade e a necessidade de uma rápida e eficaz recuperação. Sabemos que a muito trabalho pela frente e estamos convictos que vamos conseguir passar por essa dificuldade dentro que sempre prezamos: o diálogo, a legalidade e o respeito com os nossos moradores”, disse ele.
Durante as vistorias, os Geólogos da Defesa Civil Nacional constataram que algumas encostas ainda estão com risco de desabamento e referendaram as medidas da Prefeitura pelas interdições dos trechos. Além disso, eles reforçam o pedido para que a comunidade evite transitar nestes locais, ou ainda furar os bloqueios, devido ao risco eminente.