Comportamento

Temporal causou estragos em Bento Gonçalves e Veranópolis

Defesa Civil alerta para temporais na região Noroeste e Fronteira do RS

Temporal causou estragos em Bento Gonçalves e Veranópolis

Um sistema de baixa pressão na altura do Paraguai, aliado a um corredor de umidade, favorece a ocorrência de chuvas e temporais isolados pelo Estado. Nesta quinta-feira (24), a chuva ganha intensidade e se espalha para as demais áreas do Estado, por conta da formação de uma frente fria. Novamente há risco para temporais, com ventos intensos, eventual queda de granizo e descargas elétricas.

Em Veranópolis o fluxo de veículos ficou em meia pista, no Km 192, da BR 470, devido a queda de barreira. Equipe contratada do DNIT removeu da estrada material do desmoronamento, ocorrido na noite de quarta-feira (23). Por volta de 9h50min desta quinta o trânsito foi liberado nos dois sentidos.

Em Bento Gonçalves o vendaval da madrugada derrubou uma placa de um posto de combustíveis no bairro Maria Goretti (foto abaixo). Ninguém se feriu e os funcionários chegaram para o trabalho às 5h45min e acionaram o serviço de remoção da placa no estabelecimento. Ouvintes da Rádio Serrana AM/FM relataram falta de energia elétrica em localidades do distrito de Tuiuty e nos bairros Cohab e Santa Marta. No Município vizinho de Pinto Bandeira também foi registrada a falta de energia. Na central telefônica automática da companhia de energia que atende a região da Serra já há uma mensagem gravada informando que os temporais de hoje vão causar várias interrupções no fornecimento aos consumidores.

Foto: Cassiano Scandolara Rodrigues

O alerta de chuvas intensas com descargas elétricas, rajadas de vento de 80km/h e possibilidade de queda de granizo é mais intenso entre as regiões da Fronteira Oeste, Noroeste e Norte. O alerta prossegue até a sexta-feira (26) e pode se estender para as demais regiões. Na Serra a previsão também é de chuva forte e rajadas de vento.