Carlos Barbosa

Decretos Municipais flexibilizam atuação de comércios e serviços de Garibaldi e Carlos Barbosa

Anúncio foi realizado nesta sexta-feira (31).

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (31), as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa emitiram Decretos Municipais alterando algumas medidas do Modelo de Distanciamento Controlado. Sendo assim, mesmo os municípios estando em bandeira vermelha, poderão voltar a abrir restaurantes, comércio atacadista, de rua e shoppings, escolas de idiomas, música, esportes, dança, formação profissional, entre outras, e os parques temáticos, atrativos turísticos, museus e similares.

O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, afirmou que ao longo da semana, os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) efetivaram esforços para atender a demanda do governador do Estado, Eduardo Leite, em dividir a responsabilidade e os compromissos quanto ao Modelo de Distanciamento Social.

Cettolin afirma que os municípios não abrirão mão da saúde pública. Contudo, os esforços buscam também a retomada do trabalho e da economia local, viabilizando os comércios e serviços. Segundo o prefeito de Garibaldi, a proposta da Amesne se enquadraria no meio termo entre a bandeira laranja, de risco médio, e a vermelha, de risco alto, no modelo estadual.

Na mesma levada, o prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, se pronunciou a respeito da decisão. Segundo Zibetti, um protocolo intermediário entre a bandeira laranja e vermelha foi entregue ao governo do Estado. Na última quarta-feira (29) o protocolo foi aprovado pelos municípios que compõem a macrorregião da Serra Gaúcha. Na manhã desta sexta-feira, os municípios que compõem a Amesne decidiram pela publicação dos Decretos Municipais.

Diversas normas sanitárias ainda seguem vigorando para os diferentes setores econômicos locais. Maiores detalhes podem ser obtidos nos decretos municipais.