Basquete

De virada, Caxias do Sul Basquete bate o Botafogo e vence a primeira no NBB

Gambá já volta às quadras nesta quarta (1), em casa, para enfrentar o Vasco, às 20h

De virada, Caxias do Sul Basquete bate o Botafogo e vence a primeira no NBB
Foto: Marcelo Rocha/divulgação

Em noite de emoção e superação, o Caxias do Sul Basquete bateu o Botafogo de virada e chegou a primeira vitória no NBB, nesta segunda-feira (30), no Ginásio do Sesi. Apesar de começar melhor, o gambá viu os adversários dominarem a quadra ao abrirem 11 pontos, mas no segundo tempo, conseguiu retomar as rédeas da partida e vencer por 74 a 67. Ocupando a 11ª colocação, o time da Serra já volta às quadras nesta quarta (1), em casa, para enfrentar o Vasco, às 20h.

A partida

O jogo começou com o americano Kenny Dawkins abrindo o placar com uma bola de três. A equipe caxiense somava seis a zero, mas diminuiu a intensidade do seu ataque e das defesas, brecha aproveitada pelo Botafogo. Faltando 55 segundos para acabar o quarto, os cariocas passaram a frente do placar e abriram oito pontos de vantagem. Fim do primeiro quarto: 13 a 21.

No segundo quarto, o Caxias abriu o placar com uma bola de dois pontos, mas em seguida, o Botafogo acertou uma bola de três, e abrir 11 pontos de vantagem, um balde de água fria nos donos da casa. Faltando pouco mais de cinco minutos, com o placar 19 a 30, o técnico Rodrigo Barbosa parou o jogo. A pausa surtiu efeito, no entanto os gaúchos seguiram atrás no placar ao fim do período: 29 a 39.

A volta do intervalo, foi com um novo Caxias do Sul Basquete. Começou melhor o terceiro quarto, abriu 6 a 2 na parcial, deixando a vantagem botafoguense em apenas seis pontos. O gambá pisou no acelerador e chegou ao fim do penúltimo quarto com dois lances livres que deixou o time um ponto atrás dos cariocas. 49 a 50.

O último período começou com o Botafogo acertando dois lances livres, mas numa cesta de três pontos, os comandados por Rodrigo Barbosa empataram o jogo. Embalado pelo jovem Elias, o Caxias Basquete abriu cinco pontos de vantagem faltando 4 minutos e 48 segundos, então o técnico Miguel Palmier parou o jogo.

Com o tempo técnico, a equipe carioca melhorou o seu ataque e diminuiu a diferença, obrigando então o técnico do time da Serra a parar o jogo. Após isso, os caxienses seguiram melhor e ganharam a sua primeira partida no NBB. 74 a 67.

Foram protagonistas do triunfo o cestinha da partida, Kenny Dawkins, com 23 pontos, 3 rebotes e 5 assistências, Wesley Sena, com 18 pontos, e Elias, com 11.