
Há três anos, milhões de pessoas precisaram se adaptar a um cenário nunca antes vistos. Uma pandemia chegou para mudar os rumos da história. O que antes era tradicional e quase imutável, mudou. Um dos maiores exemplos é o trabalho. Se antes era imprescindível fazer de dentro das empresas, a ocasião mostrou que de casa também há resultados. Mas, um Home Office é mais do que exercer uma atividade, ele é um espaço, uma forma de expressão e de vida.
Para que tudo isso se concretize e, principalmente, o trabalhador possa ter um desempenho satisfatório, o ambiente deve ser “a sua cara”. E, para chegar neste resultado, apenas profissionais qualificados podem dar a resposta.
No mercado há oito anos, a arquiteta e designer de interiores Bruniele Schneider lembra que precisou se adaptar em 2020 para entender o que o momento pedia. Segundo ela, um dos pontos fundamentais foi o início dos estudos que mostram o lado psicológico de cada um. Ainda assim, passou a entender mais sobre “biofilia”, e como elaborar ambientes mais iluminados de forma natural.
“Em 2020 foi o ano que tive o maior número de projetos de reformas residenciais, principalmente porque as pessoas passaram muito tempo em casa e entenderam que ela é uma extensão delas mesmas. Então, a demanda foi altíssima”, afirmou.
Com isso, Bruniele desenvolveu uma técnica para ter êxito em suas reformas: elaborou um questionário que é feito para cada cliente. Com ele, é possível adquirir informações importantes sobre os desejos, gostos e o que cada pessoa pensa e quer para o seu Home Office.
“Traz principalmente a psicologia para entender como as pessoas veem e o que elas querem com este espaço”. Além, claro, de buscar entender qual a sintonia de cada um. “Conseguir identificar como cada pessoa e traduzir isso no espaço dela”, complementou.
Adaptar ou criar um espaço
Muitas pessoas têm essa dúvida na hora da reforma. “Adaptar o meu quartinho da bagunça” ou “criar um espaço novo”? Bruniele Schneider, que possui ampla qualificação técnica, afirma que o primeiro passo para chegar à resposta é entender o que quer com este ambiente.
Ou seja, se o cliente utilizará ele em poucos dias da semana, uma adaptação pode ser a melhor escolha. Entretanto, se há necessidade e possibilidade de trabalhar de casa por mais dias, criar um espaço se torna assertivo.
Home Office: tendência ou realidade?
Há 10 anos trabalhar em casa era considerado “um luxo”. Hoje, é uma das principais funcionalidades e ganhos para empresa e empregado. O que antes parecia uma questão de anos para se tornar realidade, em um piscar de olhos chegou e transformou o dia a dia.
“A gente acreditava que era algo que logo passaria, porém, voltou ao normal, mas o Home Office foi uma tendência que virou realidade. Isso porque nós aprendemos a trabalhar de casa”, falou Bruniele. Ela ainda contextualizou que possui o seu próprio escritório, mas que em muitos momentos acaba por realizar o trabalho direto do seu Home Office.
Como encontrar o profissional certo para o ambiente?
Gostos, preferências, mas sobre tudo conhecimento. Assim que deve ser pautada a busca por um arquiteto e designer de interior capaz de entregar o melhor Home Office. Conforto sem perder a sofisticação, um ambiente apropriado e que carrega a história de quem o utilizará.
“Eu entendo que algumas pessoas trabalham e ficam nesses espaços o tempo que for necessário”, afirma Bruniele Schneider.
Com oito anos de experiência no mercado, ela iniciou sua carreira em 2014 como técnica de interiores. Desde muito cedo teve contato com o seguimento e, com isso, se apaixonou pela área, o que lhe auxiliou na escolha da profissão. Em 2020, Schneider se formou e abriu um escritório que leva seu nome. Está construindo uma trajetória incrível, entregando sonhos em formato de lindos projetos, para que seus clientes vivenciem momentos inspiradores e únicos.
E sua história profissional se materializa nas palavras daqueles que tiveram ambientes transformados pelas suas mãos, como por exemplo a fisioterapeuta dermatofuncional e educadora financeira, Rafaela Gigante. Ela buscava um ambiente iluminado, organizado e que fosse capaz de aumentar sua produtividade.
“Eu me surpreendi com tanta entrega. Antes de começar o processo eu cheguei a fazer algumas reuniões com outras profissionais, mas hoje depois do trabalho realizado eu tenho a certeza que fiz a escolha certa. Ela foi perfeita na administração dos imprevistos. Como era uma casa muito antiga tivemos alguns, mas todos contornados por ela e muitas das vezes sem a gente nem saber. A casa ficou um espetáculo, maravilhosa e não tem uma pessoa que chegue na casa e não comente isso”, falou.
É hora de tirar o projeto do papel com uma profissional qualificada e que entende as necessidades dos clientes.