A história da comunicação do Rio Grande do Sul se confunde com a da Rede Serrana de Comunicações, o Grupo RSCOM. Com sede em Bento Gonçalves, mas com braços pelo mundo e para o mundo levando informação e entretenimento, a marca detentora de emissoras de rádio e portais de conteúdo é conduzida por muitas mãos e com o empenho da família Piccoli. Os trilhos do caminho percorrido e o futuro do grupo familiar, hoje, ilustra o encerramento da série de reportagens “De Pai pra Filho” no Portal Leouve e No Radar.
Era 13 de abril de 1983 quando Carlos Domingos Piccoli, Antônio Luis Piccoli, Fernando Antônio Merlin Rachelle e Alfredo Cousandier davam os primeiros passos. Em uma época que nem se imaginava a evolução com internet e tecnologia, a coragem foi fator fundamental na construção dos negócios.
Há 38 anos no Grupo RSCOM, Carlos fala sobre o sonho construído, o sonho em construção e o sonho que está sempre por vir. Afinal, uma vez que o trilho é construído e arquitetado, ele é repleto de buscas, de curvas e até de caminhos que os filhos terão que seguir com os próprios passos.
“Eu acho que todo pai sempre gostaria de ter os filhos embaixo da sua asa. Então, eu tenho três filhos, um não está comigo, mas está sempre rondando o ninho e tenho o Marcos e o Marcelo no ninho. Esse é o sonho do pai, mas nem sempre o sonho do pai, é o sonho do filho. Então, o que nós temos que aprender é que somos humanos. Há muita informação na cabeça da gente e o importante é, por incrível que pareça, fazer que nem os bichos fazem: é ver uma águia atirar do penhasco o filhote para ele voar”, diz.
Para Marcos Piccoli, estar ao lado do pai nos negócios é motivo de orgulho. Ele é sabedor que tudo que se é tratado é para o crescimento da empresa e da gestão familiar.
“Trabalhar ao lado do meu pai é algo muito positivo. Claro que aqui no Grupo RSCOM buscamos separar a questão familiar e trabalhar sempre focado no mercado e trabalhar para o crescimento da empresa. Mas, em virtude dessa relação familiar, posso sempre ter a certeza que as críticas, conselhos, elogios, orientações, são sempre para o crescimento do Grupo e, também, da gestão familiar”, salienta.
A presença do pai no ambiente empresarial é ter um exemplo a ser seguido para Marcelo Piccoli. Um espelho, uma inspiração.
“Trabalhar em uma empresa familiar, do meu pai, como exemplo, de um irmão mais velho, como outro exemplo, para mim é um desafio positivo, digamos assim. Eu me espelho muito no meu pai como homem que ele é. Pessoa de caráter, idôneo sem ter uma vírgula para falar. Uma pessoa muito especial que reflete na empresa e sempre refletiu nos valores da empresa. A gente se espelha nele, primeiro como pai, depois como gestor. Ele tendo essa história de 38 anos de Grupo RSCOM, mantendo todos os valores que ele nos ensinou lá quando a gente era pequeno. Por si só, isso já é motivo de orgulho”, reforça o mais jovem dos três filhos de Carlos.
Carlos Henrique Piccoli seguiu a “veia empreendedora” da família e alçou voos em outros segmentos. Sem jamais deixar de lado o laço familiar e o amor pelo pai e irmãos, Kike, como é carinhosamente conhecido, ressalta a ética, a justiça e a garra do pai.
“Ele sempre me estimulou e sempre me ensinou a ter garra e raça, nem sempre as coisas são fáceis, mas é com persistência, com raça e com garra e acreditando naquilo que a gente acredita, no que a gente vê, mesmo que as outras pessoas não consigam estar enxergando aquele momento nossas ideias. Então isso também foi muito importante pra mim. Outra coisa que sempre me chamou muita atenção no meu pai, é a ética que ele faz as coisas e a justiça o senso de justiça que ele tem perante tudo, então esse tipo de relação entre as pessoas, entre ele e empresas sempre me pautou muito, essa justiça e também muito forte a lealdade”, conta.
Em 38 anos, o sonho de pais se tornou o caminho dos filhos e exemplos a serem seguidos no empreendedorismo e na vida familiar. Os valores, a dedicação, o amor e o respeito, fazem com que os desafios sejam superados com maior êxito. Hoje, o sonho que começou com 40% de uma emissora de rádio, possui sedes nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, Montenegro, Porto Alegre e Itália. Além de motivar novos negócios na família. Seja na comunicação ou em outros segmentos, a família Piccoli segue unida com um objetivo: ser líder. Seja na vida familiar, nos negócios e/ou em audiência.