Se hoje precisamos de uma boa dose de coragem para dar o “start” em um negócio, como será que nossos pais, avôs, mães, avós e até gerações mais antigas, conseguiam criar e empreender? E pensar na sucessão familiar como um desafio? Difícil ter certeza. Ainda mais quando situações inesperadas acontecem no meio do caminho. Superando obstáculos e desafios empresariais e perdas familiares, a família Zini chega à terceira geração comandando a Terraplenagem Zini, que chegou a marca de 50 anos em dezembro de 2020. A história do empreendedorismo familiar ilustra nossa segunda reportagem da série “De Pai pra Filho” no Portal Leouve e No Radar.
Inicialmente atuando em serviços agrícolas e comerciais quando fundada pelo avô Balduíno Santo Zini, a empresa, ao passar dos anos, se especializou em grandes obras de loteamentos e incorporações habitacionais. Em 1988, Ironi Zini sucedeu o pai, liderando a empresa. Desde 2007, Rodrigo e Andrigo caminham lado a lado seguindo a trajetória da família no ramo, expandindo seus negócios para novos mercados e modelos de serviços de terraplenagem, drenagens, pavimentação e topografia.
Para Rodrigo Zini, a motivação de estar à frente de uma empresa que completou 50 anos e foi de mão em mão, de geração em geração, dentro da família, é seguir o legado Zini.
“A nossa responsabilidade pela continuidade é desafiadora. Com a morte acidental do meu pai (Ironi) em 2007, deparamos com a necessidade de seguir o negócio sem a pessoa que era nosso alicerce. Muitos erros e acertos aconteceram e, embora já esteja na empresa há 25 anos, as vezes nos deparamos com dúvidas que uma pessoa experiente poderia nos ajudar muito. Porém, seguir o legado da família nos motiva no dia a dia”, diz.
Os ensinamentos de Balduíno e Ironi seguem presentes na vida dos herdeiros.
“Honestidade e credibilidade, cobrar o justo e fazer o correto. O nosso mercado é muito competitivo, porém nos destacamos todo esse tempo por oferecer um trabalho de qualidade e honesto, sem explorar nosso cliente. As responsabilidades são imensas, muitos dizem que a terceira geração sofre por manter uma empresa, realmente o desafio é muito grande, muitos fatores externos podem prejudicar, mas manter o foco e ser persistente nos leva a seguir em frente”, salienta Rodrigo Zini.
A fé que os que passaram sintam orgulho do desenvolvimento e dos desafios superados a cada dia pelos filhos Andrigo e Rodrigo também são alicerces motivadores na vida da família, que cedo empreendeu, cedo teve obstáculos difíceis e que, ainda cedo, soube se reinventar e crescer em um mercado com alta demanda.
“Eles (avô e pai) são exemplo de pessoas, empreendedores que lutaram muito por aquilo que queriam. Uma pena terem nos deixado tão cedo. Quero que eles, lá de cima, tenham orgulho do que estamos conquistando e iluminem nosso caminho nas horas difíceis”, conclui Rodrigo.
A coragem da família Zini é mais um exemplo entre tantos de empreendedores que “colocaram a cara a tapa” e seguiram a missão familiar de dar sequência à semente plantada pelos antepassados. Hoje, com a experiência de 50 anos de marca e 14 anos de administração direta, Rodrigo e Andrigo já sabem que o segredo do sucesso vem de berço, que o justo sempre se justifica e que o sucesso é apenas mais um degrau de uma escada íngreme.