
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que usará Forças Armadas nas ruas do país para conter manifestantes que tomam as ruas de várias cidades do país, caso a violência não seja contida. A declaração foi dada em pronunciamento no fim da tarde desta segunda-feira (01), depois de um dia em que pediu a governadores que endurecessem contra os protestos, inclusive prendendo quem estiver nos atos.
Trump chamou cenas como as de saques e prédios queimados que vêm sendo registradas em várias regiões dos EUA de “atos de terror doméstico”. Ele havia declarado, no domingo, em um tuíte, que o governo americano declararia o movimento antifascista Antifa uma organização terrorista.
Logo depois do anúncio, Trump saiu a caminhar pelas ruas próximas à Casa Branca, como se desafiasse os manifestantes. Havia um grande ato nas imediações da Casa Branca, que ameaçava descambar para um confronto aberto entre a polícia e os participantes do protesto. Pouco depois da ameaça do presidente, a capital do país foi posta em toque de recolher – que começou a valer às 20h (de Brasília, 19h no horário local).
Fonte: Metropole